19/10/2009

PEDRO MOUTINHO | "Um Copo de Sol"

Pedro Moutinho, que acaba de esgotar um concerto em Poznan, na Polónia, onde foi aplaudido de pé e fez quatro encores, vai agora apresentar o seu álbum "Um copo de Sol" no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, na próxima sexta-feira.
Diz-se que o fado é como a vida e para construir uma carreira é preciso viver. Pedro Moutinho acredita nisso e o seu novo álbum, "Um Copo de Sol", encontra-o num momento de celebração, com o reconhecimento dos seus pares (recebeu o Prémio Amália em 2008) e da crítica a confirmarem-no como um dos mais seguros valores da nova geração do fado.
No novo álbum, Pedro rodeia-se de grandes poetas - Pedro Tamen, Aldina Duarte, Manuela de Freitas - e canta melodias imaginadas por Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt, Amélia Muge e Pedro Campos, com a segurança de quem conhece o fado de forma íntima e profunda.
João Bonifácio, no Público, realçou a beleza da sua música, facto que tem vindo a aperfeiçoar em disco desde 2003, quando se estreou com Primeiro Fado.
Depois veio "Encontro", álbum onde a sua voz desafia Fernando Pessoa e António Lobo Antunes, entre outros poetas. Marcou ainda presença no filme Fados de Carlos Saura e levou a sua voz além fronteiras.
A fasquia continua a elevar-se e no novo álbum Pedro Moutinho carrega ainda mais na tecla da sedução e da sofisticação, apaixonando-nos a todos. Com estilo, classe e alma.
Em palco, todo ele é fado: a voz, o olhar, a pose e os gestos. Pedro dá corpo às suas canções e entende as subtilezas do género que o escolheu: sobrevoa a guitarra, rodeia a viola e faz suas as melodias com uma voz tão segura que parece que canta desde sempre.
O que é capaz de ser verdade: começou a cantar aos 11 anos e desde então já pisou muitos palcos, tendo feito muitas noites nas casas de fados onde a verdade se impõe, pois não existe distância entre quem canta e quem ouve.
23 de Outubro - Centro Olga Cadaval, Sintra (22.00h)

Sem comentários:

/>