30/04/2009

MUNDO CÃO | Leça da Palmeira

Mundo Cão é uma banda formada em Braga, em 2001. Tudo começou com um convite de Miguel Pedro a Pedro Laginha para vocalizar alguns temas que aquele havia composto.
Com a preciosa ajuda de Adolfo Luxúria Canibal (autor do nome da banda e das letras), gravam o primeiro disco em 2007 e, nesse ano, fazem mais de 30 concertos e vencem os Globos de Ouro 2007, como melhor banda revelação.
O segundo disco, "A Geração da Matilha" vem consolidar a banda no panorama musical português e conta com Adolfo Luxúria Canibal e valter hugo mãe como autores das letras.
01 de Maio - Fnac Mar Shopping, 16.30h

JESUS THE MISUNDERSTOOD

Os renovados Jesus, the Misunderstood encontram-se a promover o seu mais recente ep "Crooners are Dead".
Um hino indie que mostra o quarteto na sua melhor forma. Já com um percurso que inclui "Loving in July", "Dying in August", primeira edição da Merzbau, e "Thinking Too Much Increases the Risk Of Smoking" - discos marcados por uma sonoridade slow-core a lembrar uns Red House Painters ou uns Low.
A banda entra agora numa nova fase em que o downtempo foi substituído pelo uptempo de canções como "The Crooners are Dead", ou "Waiting for 10 Days" e o seu teclado de inspiração descarada nos "My Bloody Valentine", ou da surpreendente "Bunnyranch".
23 de Maio - Ciclo Rua Áurea, Bar O Século (23.00h)

www.myspace.com/jesusthemisunderstood

OUT.FEST | Barreiro

Aí está a 6ª edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, duas semanas de músicas de vanguarda, cinema e outras artes multimédia.
Já a caminho da sua 6ª edição, a grande festa da música invulgar e de vanguarda acontece este ano entre os dias 15 e 29 de Maio e, como habitualmente, as actividades decorrem em diferentes salas da cidade do Barreiro.
O epicentro da festa será o fim de semana de dias 22 e 23 no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) e na colectividade SDUB "Os Franceses" respectivamente, com concertos de William Basinski, Whitehouse, Spectrum, Sei Miguel, Gala Drop, Loosers, Ducktails entre muitos outros, naquele que promete ser o melhor e mais completo cartaz da história do festival.
O festival é uma organização da OUT.RA – Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro.
+ Info:

CARTAZ | Concerto

ROCKASTRU´S | 2ª Eliminatória

INCRÍVEL FUSÃO | Almada

29/04/2009

ROSE BLANKET | Barcelos

Os Rose Blanket regressaram em 2008 com um novo trabalho de composição de Miguel Dias, recorrendo a um conjunto vasto de participações de músicos de diferentes universos musicais: Ana Deus – voz (Três Tristes Tigres); Pedro Oliveira – bateria e percussões (Peixe:Avião, Old Jerusalem); André Simão - baixo (La La La Ressonance, Astonishing Urbana Fall); Pedro Amaro - trompete (Madame Godard); Petra Pais- voz (Nobody´s Bizness); Miguel Gomes - guitarra (Complicado); Francisco Silva - voz (Old Jerusalem); e Ana Figueira – voz (Unplayable Sofa Guitar).
Um disco que abre a sonoridade de Rose Blanket como uma grande cornucópia, desta vez mais luminosa e ritmada, acentuando, por isso, as dinâmicas musicais, não perdendo, ainda assim, o seu tom intimista e suspirante
30 de Abril - Chás das Quintas
Museu de Olaria de Barcelos, 21.30h

K2O3 | "No Fio da Navalha"

Os K2o3 regressam com novo disco de originais. Ulisses (voz e guitarra), Chaves (baixo), Mini (guitarra) e Nuno Costa (bateria), estão de volta às lides discográficas com o novo álbum intitulado "No fio da navalha".
O novo disco é composto por 12 canções, vincadamente punk rock e fieis à linha musical que caracteriza a banda há 15 anos: curto e grosso, directo e sem maquilhagem.
Os K2o3 tanto colocam o dedo na ferida de forma mordaz e irónica, como é exemplo o tema "Ovelha Negra", como também revelam uma atitude mais divertida, como acontece no tema "Namorada".
Alinhamento do CD:
01. Abismo
02. Lama
03. Ovelha Negra
04. À espera de nada
05. Namorada
06. Olhos nos olhos
07. Beco sem saída
08. Faca
09. Miragem
10. Vira-lata
11. Mais ou menos
12. Silêncio (instrumental)

TRABALHADORES DO COMÉRCIO

Um ano mais se aproxima "O Dia dos Trabalhadores" e, como já vai sendo habitual os Trabalhadores não defraudam quem os apoia.
Por isso, e só por isso, no próximo dia 1 de Maio, vai ser "publicado" o primeiro "single" do novo álbum dos Trabalhadores do Comércio, a ser editado, depois do verão do corrente ano, e coincidindo com a comemoração dos 30 anos da criação deste projecto.
A cerimónia, transmitida em directo para todo o mundo, através dos mais variados meios de comunicação, terá lugar a partir das 13 horas do dia 1 de Maio, no B Flat, em Leça.
Serão servidos um Vinho do Douro e uns bolinhos de bacalhau!

TEMPLÁRIOS DO ROCK EM CONCERTO

OS GOLPES | "Cruz Branca sobre Fundo..."

RITA REDSHOES | Lisboa

28/04/2009

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

O destaque para a emissão de amanhã do Portugal Rebelde, vai para a entrevista a Teresa Salgueiro.
Emisssão a não perder na Douro FM, a partir das 22.00h.

PEDRO BARROSO | Agenda

Agenda:
09 de Maio – Tondela
13 de Junho – Arraiolos, 22.00h
12 de Setembro - Cartaxo, Centro Cultural (22.00h)
26 de Setembro - Santarém, Teatro Sá da Bandeira (22.00h)
30 de Novembro - Viana do Castelo
03 de Dezembro – Lisboa, Teatro São Luiz (22.00h)
12 de Dezembro - Torres Novas, Teatro Virgínia (22.00h)

OQUESTRADA | "Tasca Beat..."

"Tasca Beat: O Sonho Português", é o primeiro álbum de originais dos OqueStrada, que já se encontra disponível nas lojas.
Composto por João Lima (guitarra portuguesa), Pablo (contra-bacia), Zeto Feijão (guitarra e voz), Miranda (voz) e Donatello Brida (acordeão), os OqueStrada escolheram para primeiro single a canção "Oxalá Te Veja".
Alinhamento do CD:
01. Oxalá Te Veja
02. Vá Lá
03. Se Esta Rua Fosse
04. Agarrem-me
05. Fado Skazito (o fado dos subúrbios)
06. Tourné en Rond (rap das rotundas)
07. Creo (cariño)
08. Organito
09. Killing Me Song
10. Kekfoi
11. Se Esta Rua Fosse (2º andamento em fuga)

ANTÓNIO RAPOSO & ENSEMBLE

DR. ZILCH | Alcabideche

BUENOS AIRES EM CONCERTO

EXPERIÊNCIA VARIAÇÕES | Lisboa

27/04/2009

OPITMUS DISCOS PARA DOWNLOAD

"Na sequência dos novos desafios colocados à indústria musical, que levaram à procura incessante de formas alternativas de colocar música no mercado, surge uma das primeiras respostas com carimbo nacional.
A Optimus Discos é um projecto que conta com o apoio do radialista e divulgador Henrique Amaro e, segundo o próprio "surgiu motivado pela vontade de criar uma nova solução de editar e divulgar a música que uma geração de músicos vai produzindo no Portugal contemporâneo".
Denominada como “plataforma que viabiliza edições”, a Optimus Discos coloca simultaneamente à disposição do público, numa primeira fase, uma selecção de seis EP’s – Madame Godard, The Bombazines, Tó Trips e Tiago Gomes, The Pragmatic, Tiguana Bibles e DJ Ride –, que serão disponibilizados em formato físico e, gratuitamente, em formato digital". ( in Optimus Discos)
O download gratuito destes primeiros seis EP´s pode ser feito AQUI.

COLDFINGER

Depois de "Supafacial", os Coldfinger regressam com "Now in Stock".
"It’s Too Late For The Future" é o primeiro tema de avanço de um trabalho que revisita canções dos autores de "Sweet Moods & Interludes" e "Lefthand". Um conjunto de singles e raridades de uma banda já com dez anos de actividade.
Agenda:

29 de Abril - Fnac Coimbra, 22.30h
30 de Abril - Fnac Norte Shopping, 22,30h

NBC & OS FUNKS | Agenda

Agenda:
30 de Abril - Fnac Viseu, 21.30h
23 Maio - Festas da cidade de Aveiro
05 Junho - Seia
17 Julho - Porto (c/Sam The Kid, e New Max)
07 Agosto - Lourinhã

www.myspace.com/osfunks

CARTAZ | Concerto

FESTA DA RIMAVERA | Gaia

26/04/2009

VÍDEOCLIP | "A Gaivota" - Amália Hoje

No ano em que se assinalam os 10 anos sobre o desaparecimento de Amália Rodrigues, o projecto Amália Hoje, reinventa as canções Pop de Amália.
"A Gaivota" é o primeiro avanço para o álbum "Amália Hoje". Sónia Tavares dos The Gift dá voz a este tema. O disco chega amanhã às lojas.

BLITZ #35 | Nas bancas

Já está nas bancas a Blitz #35.
Na edição de Maio, o grande destaque vai para a peça sobre o projecto Amália Hoje, com assinatura do jornalista Mário Rui Vieira.
"Amália Hoje é o nome do "super grupo" que junta Nuno Gonçalves e Sónia Tavares, dos Gift, a Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça, dos Plaza.
A Blitz falou com os quatro membros deste grupo que transporta a música de Amália Rodrigues para 2009 e mostra-lhe a pop que o fado tem".
Na secção "P&R", Legendary Tiger Man, fala sobre o novo disco, "Femina". Os "Desabotoados" deste mês são os Vicious Five.
No "Guia" há crítica aos discos dos :Papercutz (4/5), Mundo Cão (3/5), Blasted Mechanism (4/5), Hoje (4/5), Luísa Amaro (4/5), Xeg (4/5), JP Simões (4/5) e Old Jerusalem (4/5).
A Blitz oferece nesta edição o CD promo "Amália Hoje".

DELFINS | "25 Anos, 25 Êxitos e 1 Abraço"

Tour “25 Anos, 25 Êxitos e 1 Abraço!”:
30 de Maio - Miranda do Corvo
10 de Junho - Proença-a-Nova
11 de Junho - Reguengos
14 de Junho - Paris
27 de Junho - Albergaria-a-Velha
24 de Julho - Sousel
25 de Julho - Amarante
01 de Agosto - Redondo
07 de Agosto - Ponte de Lima
04 de Setembro - Montemor-o-Velho
24 de Setembro - Macau
31 de Dezembro - Cascais

AS 3 MARIAS | Festival Santos da Casa

DANCING STRINGS | Lisboa

JÚLIO PEREIRA | "Geografias"

25/04/2009

VÍDEOCLIP | "Os Vampiros" - José Afonso

Hoje recuperamos uma das vozes que fez "nascer" a Revolução dos Cravos - José Afonso.
O último concerto do Zeca, deu-se a 29 de Janeiro de 1983, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Desse espectáculo, fica para ouvir "Os Vampiros".

LUÍS REPRESAS | Porto

Em 2008, surgiu "Olhos nos Olhos", o nono disco a solo de Luís Represas. O disco foi integralmente gravado em Cuba e conta com a participação especial da brasileira Simone, dos cubanos Pablo Milanés e Liuba Maria Hévia, entre muitos outros.
A produção do disco foi da responsabilidade de Miguel Nuñes, tendo sido masterizado nos Abbey Road Studios, em Inglaterra. "Sagres" é o nome do primeiro single de trabalho, que foi um grande sucesso de rádio em Portugal.
Nas palavras de Luís Represas, "Olhos Nos Olhos" «é um reencontro comigo, com as minhas almas gémeas, a maneira mais sincera de ser eu, a forma mais franca de me revelar».
30 de Abril - Fnac Stª Catarina, 22.00h

DEEP SLEEP | Porto

Formados em 2005, os Deep Sleep apresentam-se como uma banda electro pop, abertamente influenciada por artistas como David Bowie, Depeche Mode ou The Cure.
Após terem disseminado as suas composições pelo ciberespaço com o promissor “Sessions EP” e uma série de singles lançados exclusivamente no MySpace, apresentam agora um poderoso álbum de estreia, integralmente produzido pela banda no mais puro espírito de guerilla indie.
“Shadow of a Dream” é um álbum de sonoridades que vão da pop com ritmos de dança contagiantes a paisagens sonoras urbanas e introspectivas.
25 de Abril - Breyner85, 00.30h

PORTO SOUNDS

CARTAZ | Concerto

O "LOBO" VOLTA A ATACAR

FEROMONA + NUNO RANCHO

24/04/2009

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para Podcast a última emisssão do Portugal Rebelde.
O download da emissão, pode ser feito AQUI.

LINDAARTINI | Santiago Alquimista

Em Novembro de 2006, os Linda Martini apresentaram o álbum “Olhos de Mongol” a um Santiago Alquimista repleto de amigos, curiosos e seguidores atentos.
Mais de 2 anos depois, a banda regressa ao mesmo palco para assinalar a reedição desse disco, uma edição de luxo em digipack que conta ainda com um CD bónus, o EP de estreia “Linda Martini”, que nunca teve distribuição comercial.
Ambos os registos cimentaram a relação da banda com o público e provaram que a geração do punk lisboeta de finais dos anos 90 está viva e de boa saúde, reinventando-se e descobrindo novos caminhos para a sua música.
Os Linda Martini foram descobertos, primeiro, por uma pequena mas fanática legião de fãs. Depois, conquistaram a crítica. E, cada vez mais, estão a ser descobertos pelo grande público, um público fascinado por um rock atraente, subtil, denso, difícil de definir (é indie? é pós-rock? é experimental?) e, coisa rara neste universo musical, cantado em português.
Nascidos em 2003, com o nome a ser inspirado pelo de uma amiga italiana, distribuem a maqueta "Linda Martini" (2005) em espectáculos e divulgam os seus temas no myspace.
Por esta altura, o culto à volta da banda aumenta exponencialmente, de concerto para concerto, com casas cheias nas lojas Fnac, na Galeria ZDB, na Caixa Económica Operária, nos festivais Super Bock Super Rock, Sudoeste, Paredes de Coura e ainda numa digressão pelas ilhas britânicas com os God Is an Astronaut que levou os Linda Martini a Dublin, Waterford e Londres.
Em 2008, os Linda Martini surgem com "Marsupial" (um EP em vinil com temas inéditos e raridades, editado pela Rastilho).
Os Linda Martini regressam aos palcos lisboetas, mais propriamente ao Santiago Alquimista, no próximo dia 8 de Maio, pelas 22.30h, para mais uma actuação com a energia arrebatadora que os caracteriza.

UHF

Para comemorar os 35 anos da Revolução de Abril, os UHF disponibilizam para escuta duas versões de dois "hinos" de José Afonso:
"A Morte Saiu à Rua" in Eternamente (RoadRecords, 1999)
"Grândola, vila morena" in Canções Prometidas II (AMRA Discos, 2007)

MIND DA GAP | Agenda

Agenda "Mind da Gap":

02 Maio – Festival TVedras Plug-in, Torres Vedras (22.00h)
09 Maio – Semana Académica do Algarve, Faro (22.00h)

VÍDEOCLIP | "Girl Like a Mountain"

"Girl Like a Mountain", primeiro avanço para para o primeiro EP dos Loose Ground - edição prevista para o próximo mês de Maio.

DOLLAR LLAMA | Pombal

CARTAZ | Concerto

23/04/2009

VÍDEOCLIP | "Ponto de Luz" - Sara Tavares

Chama-se "Ponto de Luz" e é o primeiro avanço para “Xinti”, o novo álbum de Sara Tavares - edição prevista para 4 de Maio.

RAQUEL TAVARES | "Bairro"

Depois da apresentação do seu novo espectáculo, no Forum Lisboa , onde nos transportou para uma casa de fados, Raquel tem recebido inúmeros convites e tem levado a "sua casa de fados" cada vez mais além -fronteiras, onde a sua autenticidade e simplicidade cativa de imediato a audiência.
No mês de Maio, vai ser a vez dos palcos do Forum Cultural José Manuel Figueiredo e do Cineteatro Municipal João Mota de receberem o" Bairro" de Raquel Tavares, a sua "Casa de fados", onde a componente cénica faz parte do espectáculo.

INTERM.ISSION | Porto Sounds

Os Interm.Ission vão estar presentes no Festival Porto Sounds. Este concerto servirá de pré-apresentação do álbum, uma vez que o alinhamento previsto inclui praticamente todos temas que estarão presentes em "Same Old Fancy Show / 01-05".
A edição do álbum está agendada para o próximo mês de Maio, com o selo da honeysound.

www.myspace.com/iintermiission

CORSAGE | (In)Finito L´Amore

Agenda:
25 de Abril - Galeria do Desassossego (Beja), 23.00h
26 de Abril - Fnac Cascais , 17.00h
08 de Maio - Fábrica do Braço de Prata, 23.00h
10 a 18 de Julho - Du Arte Lounge (Casino Estoril)
24 de Julho - Fábrica do Braço de Prata, 23.00h
21 de Novembro - CAE Portalegre

A JIGSAW | Maia

PRESS PLAY AO BAR

CHILLOUT SESSION | Lisboa

22/04/2009

SMIX SMOX SMUX | Barcelos

"É preciso avisar que assistir a um concerto de Smix Smox Smux tem efeitos secundários. É normal ver sorrisos de orelha a orelha, gargalhadas sonoras provocadas pelo humor nonsense e as peripécias do quotidiano relatadas por Smox nas letras e nos intervalos das músicas.
Extremamente bem-dispostos, assumem o comando do palco e comunicam com a plateia como se ela pertencesse ao seu grupo de amigos.
A plateia parecia alinhar, não era raro ouvir as musicas serem cantadas em coro pelos presentes, exemplos disso são as músicas "Intifada", "Famel Zundapp" e "Bisnaga." ( in Fala de Música)
23 de Abril - Chá das Quintas
Museu de Olaria de Barcelos, 21.30h

B FACHADA

"Um Fim de Semana no Pónei Dourado" é o primeiro Longa Duração de B Fachada, a ser lançado brevemente pela Flor Caveira.
"Princesa pop, palhaço pirómano, petrarquista pirata, perfeccionista patife, porfiado e prolixo poeta - tudo adjectivos começadas por “b”.
B Fachada é um multi-instrumentista virtuoso: do piano à guitarra, passando pela viola braguesa e pelo trompete vocal.
Do soneto maldito ao cianeto alexandrino, passando pela grandiloquência transmontana e pela rusticidade jazzística de um scat: é multi-instrumentista virtuoso este B Fachada.
Certificadamente hiperactivo no que toca à produção, Fachada não só tem em mente fazer vários discos por ano como tem, na sua discografia, as provas de que é capaz.
O seu primeiro trabalho pela FlorCaveira, o EP “Viola Braguesa”, é uma pequena colectânea de maravilhas que deixou a crítica a salivar pela primeira consoante do alfabeto. Segue-se o “Fim de Semana no Pónei Dourado”, um longa-duração, uma Magnum Opus; um disco simultaneamente terno e maldito, afago e soco, Dulcineia e Lorena Bobbit .
Literato até quando cospe, o cascalense Fachada faz canções para todos os desgostos, humor ponta-e-mola para todos os buchos.
Que seja este pónei dourado a, finalmente, limpar a Baía de Cascais das suas carcassas de golfinho.
A sorte sorri aos audazes, a perfeição sorri aos certificadamente hiperactivos. (Samuel Úria)
Agenda "B Fachada":
30 de Abril - Cabaret Maxime, Lisboa (concerto de lançamento)
02 de Maio - ACERT, Tondela
06 de Maio - Teatro Aveirense, Aveiro
08 de Maio - Vale de Pandora, Vale de Cambra
09 de Maio - Centro Cultural do Cartaxo
15 de Maio - Galeria Desassossego, Beja
16 de Maio - Sociedade Harmonia Eborense, Évora
04 de Junho - Teatro Municipal da Guarda
5 de Junho - Contagiarte, Porto
06 de Junho - Guimarães
09 de Julho - Teatro Campo Alegre, Porto

"REVOLTA" EM ABRIL

Agenda:
24 de Abril - Rock Lab, 22.00h
27 de Abril - RTP 1 (Portugal no Coração)
27 de Abril - Fnac Almada Forum, 22.30h
30 de Abril- Fnac Algarve, 18.00h
/>