19/02/2010

THE SOAKED LAMB | "Hats & Chairs"

Formados em 2006, muito dos The Soaked Lam é fortemente inspirado na música americana da primeira metade do século XX (principalmente décadas de 1920 a 1940), em especial o jazz e blues.
Sem evitarem nunca coisas mais modernas, tanto eléctricas como étnicas, as suas músicas exibem uma panóplia de ritmos que vão da valsa ao swing.
The Soaked Lamb não são imunes ao que se passa à sua volta, à contemporaneidade, mas preferem tocar sentados.
No fundo, compoêm com uma lentidão que não é nada moderna, não têm tempo para ter pressa, fazem as músicas como eram feitas há setenta ou oitenta anos, com o cuidado de quem faz uma melodia para durar e não um ritmo para trepar os tops.
Os concertos passam-se sentados, o público e a banda. Tocam a cores, mas soa a preto e branco. Todos usam chapéu, mas já houve um elemento que tocou, contra todas as regras, de sandálias.
São seis músicos, mas os instrumentos são mais de uma dúzia: Miguel Lima toca bateria e percussão, Tiago Albuquerque toca trompete, clari-nete, saxofones, guitarra, concertina e uku-lele, Mariana Lima canta e toca saxofone e ukulele, Vasco Condessa toca piano e outras teclas, Afonso Cruz canta e toca guitarra, banjo, ukulele, harmónica e lap steel, Gito toca contrabaixo. E ainda há um megafone envolvido.
Por tudo isto, o novo disco intitula-se “Hats & Chairs”. Misturado e masterizado por Branko Neskov, conta com convidados especiais tais como Pedro Gonçalves e Tó Trips (Dead Combo), Nuno Reis (Funk Off And Fly; Mercado Negro; Cool Hipnoise) e Jorge Fortunato (49 Special).
"Hats & Chairs", o novo álbum da banda, chega ao mercado nacional no dia 29 de Março.

Sem comentários:

/>