Nos próximos dias 16 e 17 de Abril, Manuel Paulo e Nancy Vieira apresentam respectivamente em Carnaxide e em Almada o projecto Pássaro Cego.
Mais do que um disco ou um espectáculo, o Pássaro Cego é um projecto multidisciplinar que engloba a música de Manuel Paulo, as letras de João Monge, a voz de Nancy Vieira, as pinturas de João Ribeiro e as fotografias de Nanã Sousa Dias.
O "Pássaro Cego" reúne uma série de canções com ligação entre si, como se de um argumento se tratasse. A ave, sendo cega, orienta o voo guiando-se pelos seus sentidos e vai identificando as várias ilhas que sobrevoa.
A cada uma das dez ilhas corresponde uma canção, para além de um tema que se intitula “Pássaro Cego”.
Editado em formato de livro, o disco Pássaro Cego contém reproduções dos quadros propositadamente pintados por João Ribeiro a partir das composições de Manuel Paulo e das letras de João Monge, à medida que o disco ia ganhando forma, assim como quatro fotografias de paisagens de Nanã Sousa Dias.
Partindo de um desafio lançado pelo Fórum Romeu Correia, a multidisciplinaridade do Pássaro Cego consubstanciou-se igualmente numa exposição, ou instalação visual e musical.
Assim, João Ribeiro criou um vídeo onde mostra as pinturas sob um outro olhar. O vídeo é acompanhado por uma banda sonora da autoria de Manuel Paulo, constituída por fragmentos musicais do disco, e identifica algumas palavras-chave das letras de João Monge. Desta exposição fazem igualmente parte as fotografias de Nanã Sousa Dias.
Disco, espectáculo e exposição materializam, assim, um conceito inovador que articula várias componentes artísticas: vídeo, música, letras, pintura e fotografia.
Sem comentários:
Enviar um comentário