"Viva a República Viva!" é o título do álbum com o qual Vitorino Salomé pretende comemorar a implantação da República, a consagração de “A Portuguesa” como símbolo nacional, a partir de 19 de Junho de 1911, e a Constituição Portuguesa de 1911.
Particularmente grato aos ideais anarco-sindicalistas que estiveram na base do movimento que na tarde de 4 de Outubro de 1910, em Setúbal e em quase toda a Margem Sul, deu início à implantação da República.
Vitorino reúne neste CD seis temas, na sua maioria compostos propositadamente para este efeito. Nesta criação Vitorino procura entender o passado recente que, através dos seus avós e tios, começa com o século XX, ao qual soma a sua vivência e informação adquiridas.
Desse entendimento o cantor faz aquilo que pode ser uma banda sonora da sua vida e recria as ambiências – em ficção – do que pode ter sido a música popular que andava no ar, no princípio do século XX – tarefa facilitada pela grande quantidade de material disponível em arquivos, livros, discos e informação fornecida por amigos.
"Viva a República Viva!", conta com a participação especial de Sam the Kid, Filipa Pais e Janita Salomé.
"Marcha dos Combatentes da Rotunda", é a primeira amostra deste trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário