31/07/2010

FESTIVAL BYONRITMOS | Baião

O Festival Byonritmos surge em 2005 com um projecto envolvente, que desde o seu início, pretendeu juntar no mesmo espaço diferentes artes e públicos.
Na sua 5.ª Edição, o Festival Byonritmos, vai dar um lugar de destaque à Música e à Dança. O concerto mais esperado é dos portugueses Terrakota, que completam este ano, 10 anos de existência.
Este concerto marcará uma breve passagem da banda por Portugal, sendo uma das datas da sua Tour Mundial. Também os Zef e Sappakabrianza, vindos de França e Itália respectivamente, são garantidamente dois espectáculos a não perder, dois projectos de reconhecido destaque no panorama do Folk Europeu, talentosos músicos que revitalizam danças e melodias tradicionais, e que vão pôr o público a dançar.
Oriundos da cidade do Porto, os Semente apresentam um espectáculo de carácter visual e sensitivo muito forte, através da fusão de coreografias e músicas dos quatro cantos do mundo. Diferentes Oficinas e Actividades irão acontecer ao longo dos dois dias do festival: danças do mundo, instrumentos musicais, jogos tradicionais, construção e concurso de arco e flecha, cerâmica, passeios pedestres, origâmi e ainda uma regata solar...
O Festival da Diversidade ergue-se numa extensa zona verde que envolve a majestosa Casa da Juventude de Baião, localizada entre as margens do Rio Ovil e o Parque Arqueológico da Serra da Aboboreira.
A estrutura do Festival Byonritmos foi também pensada tendo em conta a sensibilização para a preservação ambiental: não haverá, como exemplo, copos descartáveis, sendo aconselhado ao público trazer o seu copo/caneca de alumínio/plástico.
O Festival Byonritmos está a cargo das associações Byonritmos, Andarilhos e Popolomondo, com o apoio da Câmara Municipal de Baião e como parceiros da área da dança e promoção cultural a Ácaro/Contagiarte e a PédeXumbo.

KÁTIA GUERREIRO | No "Coração" do Minho

Kátia Guerreiro actuará no próximo dia 2 de Agosto em Viana do Castelo, no âmbito de um conjunto de iniciativas de cariz cultural sob a designação "Coração de Agosto".
Com entrada gratuita, o concerto decorre a partir das 21.30h na Praça da Liberdade e servirá simultaneamente como lançamento da marca, "Viana no Coração".

RAQUEL TAVARES | "Bairro"

Raquel Tavares, apresenta o seu "Bairro" no dia 12 de Agosto, pelas 22.00h na Praça do Município , em Lisboa.
O concerto da artista estará inserido no Festival dos Oceanos que decorre entre 31 de julho e 14 de agosto em Lisboa dedicada à República e à" Portugalidade".
De dia 9 a dia 12 de Setembro a Fadista estará a representar Portugal e o Fado na Expo Shangai 2010, onde apresentará o "Bairro" pela primeira vez em continente Asiático, depois de o ter apresentado por inúmeros países.
Raquel Tavares fará 4 concertos, sendo 2 concertos um pouco mais intimistas no Pavilhão de Portugal, onde o ambiente de Casa de Fado será recriado a cem por cento, e 2 concertos na Praça Europa, recinto ao ar livre com 6000 lugares de pé, junto ao Pavilhão de Portugal. A 25 de Setembro é a vez da Grécia ouvir Raquel Tavares.

L BURRO I L GUEITEIRO | Tierras de Miranda

30/07/2010

FESTIVAL INTERCÉLTICO | Sendim

Arranca hoje em Sendim, a décima primeira edição do Festival Intercéltico de Sendim.
O grupo Diabo a Sete, sobe ao palco do Parque das Eiras, às 22.30h. Amanhã os Uxu Kalhus, encerram a participação portuguesa no 11º Festival Intercéltico de Sendim.

FREUD&EU | "Sinto Falta de Acordar"

Depois do lançamento do álbum "Sinto Falta de Acordar" e de uma pequena tour de apresentação pelas Fnac´s do país, os Freud&Eu preparam-se para voltar à estrada em Setembro/Outubro.
Até lá renovaram o seu Myspace e Facebook com fotos, alguns vídeos e disponibilizaram todo o seu álbum gratuitamente.
+ Info:

TIAGO SOUSA | Lourinhã

Inserido na programação de Acontece Letras & Sonsa, decorrerá amanhã, no Largo dos Lavadouros em Moledo (Lourinhã), o sarau musical e literário “Amores Perfeitos”, que junta o músico Tiago Sousa, e a diseure Ana Arqueiro, entre outros.

A fechar o programa musical, no dia 1 de Agosto, pelas 21.30h, a jovem cantautora Márcia Santos protagonizará um espectáculo no mesmo local.

www.tiagosousa.org

OS TORNADOS | "Twist do Contrabando"

Agenda:
07 de Agosto - Festival Felipop (Coruña)
13 de Agosto - Festival STculterra (Santo Tirso)
22 de Agosto - Festival Maré de Agosto (Ilha de Santa Maria, Açores)
27 de Agosto - Festival Noites Ritual (Porto)
05 de Setembro - Festa do Avante (Atalaia, Amora, Seixal)
18 de Setembro - Bar Nova Fonte Velha (Rio Maior)

TINY FISH | Sesimbra

ROCK EM PAÇOS | Paços de Ferreira

29/07/2010

JP SIMÕES & LUANDA COZETTI

Do álbum "1970", de JP Simões, recuperamos "Se Por Acaso", um belíssimo dueto com Luanda Cozetti.

MR. BONES | Coimbra

Mr. Bones é um projecto num formato One man Band ou "One Man Rock Band" como diz José Lopes, o seu mentor, e que deu os primeiros passos no inicio em 2006.
Apresentou-se ao vivo pela primeira vez no festival Fade In, em Outubro de 2008, ano que ficou também marcado pela gravação do seu primeiro Ep, intitulado "So She was The Killer" com três temas.
Em 2009 Mr. Bones passou por outros diversos palcos e salas e gravou o seu segundo Ep, intitulado "Mom I Didn´t Listen" composto por 6 temas.
De salientar que José Lopes foi, ainda, mentor da banda 8Rockin´Shoes e fez parte da primeira formação da banda Born a Lion.

INDIGNU | "Fetus In Fetu"

Agenda:
30 de Julho - Fnac Viseu, 21.30h
20 de Agosto - Barco Rock Fest, Guimarães

CARTAZ | Concerto

COMO SE FORA SEU FILHO | Grândola

28/07/2010

NORBERTO LOBO

Hoje recuperamos a passagem de Norberto Lobo pelo Citemor, ao vivo no Teatro Esther de Lemos em Montemor-o-Velho.

CAMANÉ | "A Guerra das Rosas"

“A Guerra das Rosas”, o primeiro single do novo álbum de Camané, estreia amanhã, em exclusivo na Antena 1.
Com letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco, “A Guerra das Rosas” anuncia “Do Amor e dos Dias”, o sexto registo em estúdio de Camané.
Com a marca inconfundível de Camané, “A Guerra das Rosas” confirma-o, uma vez mais, como uma voz única na arte de cantar o fado, desta vez, a partir de uma teia de sentimentos e palavras menos vulgar na temática da obra do intérprete e com um final surpreendente ou não se anunciassem, com “Do Amor e dos Dias”, histórias do quotidiano.
Nas lojas a partir de 27 de Setembro, o sucessor do platinado “Sempre de Mim”, “Do Amor e dos Dias” é constituído por 18 temas e estará disponível nas seguintes edições:
"Edição Especial Limitada" – CD + DVD com gravação vídeo ao vivo de temas do novo álbum;
"Edição Standard" – CD;“Edição Vinil” – duplo vinil + CD;"Edição Digital".
Entretanto, poderá ver Camané ao vivo em:
14 de Agosto – Allgarve, Vila Real de Santo António (22.00h)
16 de Agosto - Jardins Sabatini, Madrid (21.00h)
26 de Agosto - Mogadouro (22.00h)

www.camane.com

B FACHADA | "Há Festa na Moradia"

"Há Festa na Moradia", é esta a canção que dá nome ao disco de Verão de B Fachada.
"Há Festa na Moradia", continua disponível para download gratuito e legal no site da Mbari Música.

PEIXE:AVIÃO | Festival Sudoeste

27/07/2010

VÍDEOCLIP | "Run Run Run"

Os Squeeeze The Pleeze, estão de regresso aos discos. "Run Run Run", é o primeiro avanço do novo trabalho. O tema está disponível para download gratuito e legal no site da banda.

RITA REDSHOES | "Lights & Darks"

“Lights & Darks”, o novo disco de Rita Redshoes, regressa esta semana à lista dos mais vendidos no Top Nacional de Vendas da AFP reentrando para o nono lugar.
Editado no passado dia 14 de Junho, “Lights & Darks” (que entrou directamente para o nº2 do Top Nacional de Vendas e cuja edição digital se estreou no nº 1 do Top de álbuns do iTunes Portugal), o novo disco de Rita Redshoes do qual já roda nas rádios o primeiro single “Captain Of My Soul”, foi composto na íntegra por si, e revela-nos uma artista mais matura, desprendida e directa nas suas canções, que a confirmam em definitivo como uma singer-songwriter de excepção.
Entretanto, “Lights & Darks” continua na estrada. No próximo mês de Agosto, Rita Redshoes irá estar em Setúbal, Santo Tirso e em Cascais.
Do repertório constarão temas do mais recente trabalho como “Captain Of My Soul”, “Bad Lila” ou “You Should Go”, bem como temas já conhecidos do público como “Choose Love” ou “The Beginning Song”.

PEDRO ABRUNHOSA | Tour "Longe"

Agenda:
31 de Julho - Vila Nova de Gaia
04 de Agosto - Sever do Vouga
06 de Agosto - Faial (Açores)
14 de Agosto - Portimão
19 de Agosto - Vila Real
28 de Agosto - Grândola
4 de Setembro - Festa do Avante

JOÃO SÓ E ABANDONADOS | Tour Fnac´s

26/07/2010

ANAQUIM | "Lusíadas"

"Lusíadas", é este o 2º single retirado do álbum "As Vidas dos Outros" de Anaquim".

DIABO NA CRUZ | Agenda

Agenda:
30 de Julho - Bragança, (22.00h)
01 de Agosto - L Burro I L Gueiteiro, Miranda do Douro, (23.00h)
07 de Agosto - Festival do Sudoeste Zambujeira, (22.00h)
14 de Agosto - Citemor, Montemor-o-Velho, (22.30h)
21 de Agosto - Festival Bons Sons, Tomar (22.00h)
27 de Agosto - Noites Ritual Porto, (22.00h)

FESTIVAL BONS SONS | Tomar

24/07/2010

A JIGSAW | "Dreams & Feathers"

"Dreams & Feathers (Live On The Road)", este é um dos temas do álbum "Like The Wolf Uncut", que A Jigsaw apresentará amanhã na Fnac Braga Parque, a partir das 17.00h.

MERCADO NEGRO | "Conversas de Quintal"

Os Mercado Negro já nos habituaram a fazer música positiva e cheia de boas vibrações, e sem se acomodarem, acabam de nos brindar com mais um disco repleto de boas canções, com refrões que nos ficam nos ouvidos, trazendo até nós mais África, nas percussões, nas linhas melódicas das guitarras, com cheiros e sabores que nos transportam á outros lugares.
Na simplicidade das palavras vem a consciência positiva, o Amor, a celebração da Vida, o respeito pela Natureza, a Harmonia.
"Daquela Montanha" é o primeiro single do terceiro álbum de originais dos Mercado Negro, intitulado "Conversas de Quintal".
O single fala da procura da harmonia com o Universo, da libertação à pressão da sociedade, duma maior aproximação à Natureza.
O 3º álbum dos Mercado Negro foi gravado entre os estúdios “Cozinha Caseira” (estúdio da banda) e “Praça das Flores” tendo sido misturado no estúdio Coutada do Som com a supervisão técnica do engenheiro de som Nuno Roque e masterizado em Bostom/EUA por Jeff Lipton.
Os Mercado Negro convidaram para essa conversa músicos/cantores de áreas tão diversas como a diversidade das suas influências: Milton Gulli dos Cool Hipnoise e Cacique 97, Bob Da Rage Sense, rapper incontornável da cena nacional, Rui Leandro na guitarra Portuguesa, Liliana Silva da nova geração de fadistas, os Faith Gospel Choir na celebração e Chaparro, revelação do movimento Reggae.
Os Mercado Negro vão estar no Super Bock Surf Fest no dia 13 de Agosto.

ENA PÁ 2000 | Maxime

HIGH FLYING BIRD | Porto

23/07/2010

AMÁLIA RODRIGUES

"Quando eu morrer vão inventar muitas histórias sobre mim; se inventaram sobre a Severa e não se sabe se ela existiu, de mim sabem com certeza que eu existi." (Amália Rodrigues)
Caso fosse viva, completava hoje 90 anos de vida. Amália da Piedade Rodrigues, nasceu a 23 de Julho de 1920.
"Estranha Forma de Vida", é desta forma que recordamos Amália Rodrigues.

CAMANÉ | "Do Amor e dos Dias"

Camané está de volta aos discos....“Do Amor e dos Dias” é o título do novo álbum a ser editado no dia 27 de Setembro.
Sucessor do platinado “Sempre de Mim”, editado em Abril de 2008, o sexto registo de estúdio de Camané é constituído por 18 temas e estará disponível nas seguintes edições: "Edição Especial Limitada" – CD + DVD com gravação vídeo ao vivo de temas do novo álbum; "Edição Standard" – CD; "Edição Vinil” – duplo vinil + CD; e "Edição Digital".
A par de discos anteriores, “Do Amor e dos Dias” contou com a produção, arranjos e direcção musical de José Mário Branco.
O instrumental ficou a cargo de José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Carlos Bica (contrabaixo).
O novo álbum será apresentado pela primeira vez em palco a 07 de Outubro no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Entretanto, Camané recentemente regressado da Holanda onde se deslocou para uma participação no North Sea Jazz Festival, realizará ainda alguns concertos pelo país e estrangeiro durante o Verão, nos quais, entre os seus maiores êxitos, incluirá alguns dos novos temas.

HELDER MOUTINHO | Lisboa

Helder Moutinho, participa no Festival dos Oceanos, nas Noites de Fados, dia 9 de Agosto na Praça do Município em Lisboa às 22.00h.
Ricardo Parreira – Guitarra Portuguesa
Marco Oliveira – Viola de Fado
Gustavo Roriz - Baixo
Joaquim Teles - Percussão
Pedro Santos - Acordeão

M-PEX | "Viver e Sentir Portugal"

M-PeX encontra-se a compor 13 temas inéditos e originais (guitarra portuguesa e música electrónica) para banda sonora a constar numa colecção de 7 DVD’s, com temáticas diversas sobre Portugal.
A edição do 1º volume ocorreu em Maio do presente ano e o 2º volume está previsto ser editado em Novembro de 2010. Esta colecção de 7 DVD’s fará parte do projecto “Viver e Sentir Portugal”.
Brevemente a Netlabel Enough Records disponibilizará para download gratuito e legal um EP (5 temas inéditos e originais) de M-PeX.

FEIRA DE INSTRUMENTOS IBÉRICOS

22/07/2010

VÍDEOCLIP | "Sneak Surf" - Dr. Frankenstein

"Sneak Surf", é esta a primeira amostra do novísimo trabalho dos DR. Frankenstein - "In 4 Dimensions". O disco tem edição agendada para o próximo mês de Agosto.

RITA REDSHOES | "Lights & Darks"

É já amanhã, que Rita Redshoes irá apresentar o seu mais recente trabalho “Lights & Darks” no auditório da Fnac Colombo, em Lisboa.
No dia seguinte, Rita Redshoes irá estar em Águeda, nas Festas do Concelho. Do repertório constarão temas do recente “Lights & Darks” como “Captain Of My Soul”, “Bad Lila” ou “You Should Go”, bem como temas já conhecidos do público como “Choose Love” ou “The Beginning Song”.
O novo disco de Rita Redshoes, foi composto na íntegra por si, e revela-nos uma artista mais matura, desprendida e directa nas suas canções, que a confirmam em definitivo como uma singer-songwriter de excepção.

PINTO FERREIRA | Agenda

CARTAZ | Concerto

FAUSTO FERREIRA TRIO | Maxime

21/07/2010

VÍDEOCLIP | A Quantas Ando" - Aduf

"A Quantas Ando", primeira amostra do álbm de estreia dos Aduf, um projecto de José Salgueiro e José Peixoto, com a participação especial de Maria Berasarte.

CAMANÉ | Casa da Música

Camané leva até à Casa da Música, no Porto, no próximo dia 24 de Julho um concerto recheado de êxitos de carreira.
Intérprete de eleição do fado contemporâneo, Camané não deixa de se aventurar em colaborações com músicos das áreas mais diversas: de José Mário Branco aos Xutos & Pontapés, passando pelo sucesso dos Humanos interpretando António Variações e pelos contactos com o jazz de Laginha, Sassetti e Bica.
24 de Julho - Casa da Música, Porto (22.00h)

TOQUES DO CARAMULO | Agenda

Agenda:
31 de Julho - Julho Cultural, Aguada de Cima (22.00h)
06 de Agosto - Andanças 2010, Carvalhais (23.00h)
07 de Agosto - Andanças 2010, Carvalhais (23.00h)
14 de Agosto - Festival Ritmos 2010, Loulé (23.00h)
21 de Agosto - Festival Ecos da Terra, Celorico de Basto (22.00h)
28 de Agosto - Feira da Maçã, Carrazeda de Ansiães (22.00h)

FESTIVAL FOLK CELTA | Ponte da Barca

20/07/2010

VÍDEOCLIP | "Osso" - Bueno.sair.es

"Osso", é este o novo vídeoclip para os Bueno.sair.es.

THANATOSCHIZO | "Origami"

Os ThanatoSchizO acabam de divulgar o nome daquele que será o seu quinto trabalho. O aguardado registo semi-acústico intutular-se-á "Origami" e será editado em Outubro através da Major Label Industries.
"Origami" contém diversas participações especiais mas, por ora, a banda limita-se a divulgar a colaboração com Fadomorse - no tema "(Un)bearable Certainty"- e a já conhecida intervenção da Banda de Música de Mateus no tema "RAWoid".
Cavaquinho, balalaika e theremin são alguns dos instrumentos menos óbvios utilizados ao longo do registo, por forma a vincar o lado mais experimental e étnico do grupo de Santa Marta de Penaguião.

DAVID FONSECA | Açores

Depois de um concerto memorável no Festival Marés Vivas, no passado dia 16 de Julho, David Fonseca prepara-se para apresentar, pela primeira vez desde o seu lançamento, o novo disco “Between Waves” ao público açoriano.
Assim , no próximo dia 24 de Julho o autor de “A Cry 4 Love” irá estar nas Festas da Madalena na Ilha do Pico e no dia 7 de Agosto nas Festas da Praia da Vitória na Ilha Terceira.
Imperdíveis serão os momentos em que David Fonseca irá apresentar alguns dos maiores êxitos da sua carreira a solo como “Someone That Cannot Love”, “The 80’s”, “Our Hearts Will Beat As One”, “Superstars” ou “Kiss Me, Oh Kiss Me”, bem como alguns temas do mais recente “Between Waves”, o já conhecido “A Cry 4 Love” ou o frenético “Stop 4 a Minute”.

A JIGSAW | Agenda

ST CULTERRA | Santo Tirso

19/07/2010

MAZGANI | "Song of Distance"

"Song of Distance" e "Last Words", dois temas do novíssimo trabalho de Mazgani, aqui em formato acústico para a Cotonete TV.

NOISERV | "A day in the day of the days"

"...se apenas um Dia nos dessem para escolher...se apenas um conjunto de canções pudéssemos levar...abrir o Dia de manhã e não hesitar, fechar a porta do carro e apenas respirar, atingir o meio do Dia ainda meio-cheio, regressar a casa com o sentimento que mais um Dia passou e acabar no escuro em que tudo por vezes é mais claro que nunca...adormecer..."
É com estas palavras que David Santos aka noiserv regressa aos discos, com um EP intitulado "A day in the day of the days", um conjunto de 5 canções que o músico assume serem a banda sonora para um dos nossos dias.
Com uma proposta de alinhamento invulgar, sugere-nos horas ao invés de um número para cada canção...e assim sendo ao longo de dezassete minutos e cinquenta e seis segundos percorremos as vinte e quatro horas de um dia....de um dia de música onde podemos conhecer um Noiserv mais adulto, mas cada vez mais interessado no que o rodeia, envolto em paisagens urbanas e construído sobre camadas de sons meticulosos e delicados que tão rápido nos entristecem como enternecem; Noiserv reúne a sua "orquestra" e enche-nos o dia...talvez os nossos dias devessem ser assim...com princípio, meio e fim...
O EP está disponível para download gratuito e legal no site da Optimus Discos.

KÁTIA GUERREIRO

Depois de uma tournée de dez concertos em França a convite da Orquestra da Baixa Normandia – uma partilha de emoções que se saldou num enorme sucesso – Katia Guerreiro retribui o convite e traz a Orquestra a Portugal, para um concerto que promete ser memorável.
O espectáculo tem já data marcada para 16 de Setembro de 2010, e será o novíssimo e excelente Auditório da Boa Nova, no Estoril, a abrir as suas portas a esta iniciativa e a apresentá-la ao público.

www.myspace.com/katiaguerreiro

MILHÕES DE FESTA | Barcelos

18/07/2010

ANA MOURA

Já sabíamos da grande proximidade entre Prince e Ana Moura e que o artista americano é fã do talento da intérprete portuguesa.
Sabíamos também que o ícone da pop tem um carinho especial pelo nosso pais – o local, a cultura, a música... o Fado.
E agora algo completamente novo: o Super Bock Super Rock volta a fazer história! Ana Moura vai subir hoje ao palco Super Bock para fazer uma participação especial no concerto de Prince para um momento que ficará, com toda a certeza, marcado na história da música em Portugal.
Os dois artistas vão apresentar um inédito de inspiração Portuguesa – o mar, a Alma Lusitana, o Fado... A canção chama-se "Walk in Sand" e faz parte do novo disco "20Ten".
Seguindo a filosofia que pauta a actuação da marca, a Super Bock vai celebrar este acontecimento com os seus consumidores bem como com todos os amantes de música já que vai disponibilizar o tema, de forma gratuita, na página oficial do festival.
O download pode ser feito a partir do dia 19 de Julho.

VÍDEOCLIP | "Reis do Roque" - GNR

"Retropolitana", é este o álbum que marca o regresso dos "Reis do Roque" aos discos. Aqui fica o primeiro vídeoclip/single para o novíssimo trabalho de originais dos GNR.

BOCA DOCE EM CONCERTO

TRIBUTO AOS MATA RATOS

CELLOS ROCK | Barcelos

17/07/2010

AMÁLIA HOJE | Braga

Sónia Tavares, Fernando Ribeiro, Paulo Praça e Nuno Gonçalves dão corpo e voz ao projecto “Amália Hoje” que no próximo dia 21 de Julho (22.00h) chega ao Theatro Circo, em Braga.
Em formato “pop”, pelo palco vão passar, precisamente no âmbito do “Ciclo Musa”, alguns dos temas celebrizados pela maior musa do fado.
Editado uma década após a morte de Amália Rodrigues, o álbum “Amália Hoje” surgiu em 2009 com o tema “Gaivota” como “single” de lançamento.
Definido pelo líder Nuno Gonçalves como «um disco épico, muito orgânico, mas pesado em termos de produção» – uma vez que foi gravado em Londres com a “London Session Orchestra” e misturado em Dublin e Madrid – “Amália Hoje” inclui temas como “Fado Português”, “Foi Deus” e “Grito”, entre outros fados emblemáticos de Amália Rodrigues, interpretados à luz da sonoridade “pop” actual.
Dois meses após o seu lançamento, este compacto atingiu vendas superiores a 20 mil exemplares, sendo distinguido, em Novembro de 2009, como álbum mais vendido do ano em Portugal, chegando aos três “Discos de Platina”.
Em simultâneo, o grupo percorre os palcos de todo o país e esgota plateias com um espectáculo onde não prometem xailes negros nem guitarras portuguesas e em que há espaço apenas para… uma guitarra eléctrica portuguesa, …uma bateria portuguesa, …e uma dezena de músicos, que representam, de alguma forma, a nova maneira de cantar a “pop” em Portugal.

VÍDEOCLIP | "Sem Cor" - DR1VE

"Sem Cor", é este o primeiro vídeoclip/single para o novíssimo trabalho dos Dr1ve - "Páginas de uma Vida".

M-PEX | Leiria

/>