25/12/2011

PEDRO ABRUNHOSA | Discurso Direto


Depois de um ano marcado a ouro com a edição do CD/DVD "Longe", Pedro Abrunhosa, está hoje no Portugal Rebelde, para fazer o balanço de 2011, que agora termina, e prepara já com muita dedicação e entrega o novo espectáculo para 2012.

Portugal Rebelde - 2011 tem sido um ano de estrada particularmente duro para ti e os teus Comité Caviar. Mais de 40 concertos por todo o país com a tour “Longe”, digressão que havia passado pelos Coliseus do Porto e Lisboa em Novembro de 2010. O concerto do Porto foi o escolhido para ser gravado, e que agora podemos ver e ouvir em DVD. Que memórias guardas deste concerto do Porto?

Pedro Abrunhosa - Tem sido um ano, não duro, mas muito proveitoso. O número de espectáculos reflecte o acolhimento pela parte do público ao disco "Longe". Reflecte  também  a imensa força dos "Comité Caviar", em estúdio e em palco, bem como a entrada de João Bessa para o lugar de Produtor, em conjunto comigo, nos dois últimos trabalhos, sendo ele o responsável pelo incrível som, quer dos discos, quer dos espectáculos..  A memória que guardo, por isso, do espectáculo agora gravado e editado  em DVD é uma história de cumplicidades, de interligação, de jogo de talentos, de emoção, de publico transformado em palco e de palco tornado publico. Essa energia, esse poder comunicativo, transcendeu daquela sala e foi possível plasmá-la e agirá neste formato. 

PR - Para além dos momentos vividos no Coliseu do Porto, o que podemos encontrar mais neste DVD?

Pedro Abrunhosa - Acho que finalmente foi possível passar para o ecrã a real dimensão da força dos espectáculos que tenho feito por esse mundo fora. E essa é a grande mais valia do DVD "Coliseu". Lamento não ter tido oportunidade de ter feito o mesmo enquanto os "Bandemónio" tinha, a energia que lhes incuti. Mas há também as belíssimas fotos do Paulo Bico, imagens de bastidores, um conjunto de quatro canções nossa tocadas e filmadas no Boom  com som directo, como  se  de um programa de TV se tratasse. Falara ainda referir a inserção neste DVD do clip da canção "Capitão da Areia". Estas duas últimas realizações foram feitas por Aurélio Vasques. O DVD foi captado pela Media Luso  e teve a incrível montagem de Sérgio Mourão.

PR - Nos dias 20 e 27 de Janeiro de 2012, agora num formato mais intimista ao qual chamaste “Canções”, voltas aos Coliseus de Lisboa e Porto. Queres falar-nos um pouco destes espectáculos?

Pedro Abrunhosa - Serão concertos muito mais despidos, num contraste que me apetece depois da energia do colectivo "Comité Caviar". A centralidade do espectáculo estará na "Canção", conforme texto que escrevi. Quer isso dizer que tudo será possível: o repertório abarcará os Autores que mais marcaram o meu percurso bem como canções do meu universo autoral, por vezes menos interpretados ao vivo. 

PR -  Do álbum “Longe”, qual é a canção que te “toca” particularmente?

Pedro Abrunhosa - Talvez o "Pode o Céu ser tão Longe" ou "Entre a Espada e a Parede".

PR- Já estás a preparar as canções para um novo trabalho?

Pedro Abrunhosa - Eu trabalho ao ritmo da Vida. Preciso de escrever para continuar a respirar. O meu próximo disco esta já dentro de mim. Em breve estará a ser produzido e gravado. Há uma imensa necessidade interior de me tentar ultrapassar e para isso tenho que produzir e escrever.

PR - Para terminar, que desejos formulas para 2012?

Pedro Abrunhosa - Que a Música continue a reflectir mais a realidade do que a gestão política.

Sem comentários:

/>