23/02/2012

PEDRO BARROSO | "Cantos da Paixão e da Revolta"


Pedro Barroso está de regresso aos discos com "Cantos de Paixão e Revolta" (Ovação, 2012).

"Faz canções como já não se usa fazer. São actos de sentir e de pensar, momentos de intensidade e subtileza. Carregadas de palavras cúmplices e memorias de sempre. E, curiosamente, neste disco histórico prenuncia, simultaneamente, o seu retiro; mas também, de novo, a sua revolta. 

Vê-se que o presente momento do País e do Mundo lhe recorda a mesma amargura dos velhos tempos e das velhas razões, e a disponibilidade eterna para as causas da Justiça e da Liberdade. 

A sua sensibilidade, disfarçada por um porte imenso, um desprendimento e uma atitude de retiro e uma quase apaixonada defesa dos valores fundamentais da intimidade, da poesia e da simplicidade de existência, levam-no a viver, por norma, afastado dos centros de exibição e glória imediata, onde é notório que não se revê, nem participa. 

O seu espaço é a sua imensa capacidade criativa; a sua cumplicidade com a paixão intensa e a revolta latente sempre. O que ressalta de uma análise do Mundo ora envolvente de ternura e intimidade, ora exigente de direitos e justiça. 

Ao escuta-lo sentimos nele o lutador que não desiste…E estes “Cantos da paixão e da revolta” são exactamente uma espécie de contabilidade dos itinerários percorridos e de todos os que ainda haja por percorrer."

Sem comentários:

/>