11/04/2012

BANDARRA | "Bicho do Diabo"


Produzido e gravado no Capelo (encosta de um vulcão, ilha do Faial), e misturado em Lisboa no Pérola Estúdios, o 2º álbum de originais dos Bandarra apresenta 14 novos temas, solidamente fundeados no meio do Atlântico. 

Desta vez respiraram mais fundo, descobriram tempo, e procuraram outros deleites nas harmonias e melodias que enroscaram no ninho misturador de palavras. Pecaram, é certo... mas voltaram a trazer sorrisos e afectos para o bailho e convidaram amigos e família para se juntarem na casa nova.
 
A génese começou em 2011. Quiseram aproximar as sonoridades e transpirações das ilhas às do resto do universo das suas cabeças, transpondo para as canções uma mescla de vivência rural com memória urbana. 

Para chegarem a este porto, serviram-se das expressões próprias que vivem nas palavras dos ilhéus, deixaram-se alagar pelas referências que já os habitavam e descobriram outras na música tradicional/popular Açoriana e Portuguesa.
 
Mas fizeram mais – espelharam nas canções fragmentos do avesso e do reverso, próprios do indivíduo e do colectivo homem. 

Escolheram um alvo fácil e alicerçaram uma casa de histórias nessa caricatura mundana, figura transversal às geografias e vivências ocidentais do litoral e do interior, sinónimo popular de rebeldia, da diferença, do sarcasmo mas também do que mais ruim existe.

Para levantar as paredes, convidaram um companheiro de aventuras - António Bragança (A Naifa, Radio Macau, Entre Aspas) - e mais tarde chamaram para jantar os amigos Zeca Medeiros, Pedro Afonso, Pedro Lucas e Emmanuel Arand. Juntos criaram um “Bicho do Diabo” que, em 2012, vê a luz do sol.

A primeira partilha com o público será realizada no próximo dia 14 de Abril, às 22 horas, no Teatro Faialense. A chamada é geral para a navegação!

O “Bicho do Diabo” estará à venda nas lojas Fnac a partir de 23 de Abril e poderá também ser adquirido nos locais dos concertos e pela internet no site da banda (www.bandarra.info).

Alinhamento:

01. Entrada

02. Feira

03. Bicho do Diabo

04. Zé

05. Xula da caça

06. Foliona

07. Mais ou menos minuto

08. Animalejo

09. Segredos de um homenzarrão

10. Não és dos nossos

11. Canção Expiração

12. Re-vira-volta

13. Vamos à praia

14. Saída

Sem comentários:

/>