21/11/2012

PIERRE ADERNE | Discurso Direto


Nasceu em Toulouse (França), passou a infância em Brasília e a adolescência em Londres e Portugal. Chama-se Pierre Aderne, é brasileiro com um coração português. O mar a sua "eterna musa" está uma vez mais bem presente no seu mais recente trabalho, "Bem Me Quer Mar Quer", um "barco de saudade" que junta músicos de Portugal e Brasil, sem nunca esquecer o "tempero" de África.

Portugal Rrebelde - Ao ouvirmos as 14 canções de “Bem me Quer Mar me Quer”, torna-se evidente que há um oceano a separar Brasil e Portugal, mas por outro lado há um mar sereno a uni-los. Concorda?

Pierre Aderne - A aproximação só é possível através do conhecimento mútuo, e é justamente isso que alguns artistas de brasil e portugal estão buscando.
 
PR - Podemos dizer, que este disco é brasileiro na “receita”, português e africano nos “temperos”?

PA - Podemos dizer que esse disco é um novo prato ainda sem nome concebido por 3 culturas que tem como fogo principal a lingua.

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este ”Bem Me Quer Mar Me Quer”?

PA - Um barco de saudade.

PR - Este disco junta uma “multidão” de artistas, de entre os quais, Jorge Palma Mário Laginha, JP simões, Sara Tavares, Daniel Jobim, Norton Daiello, Luanda Cozetti, Júlio Resende e Luís Caracol. Quer contar-nos como nasceram os duetos com Jorge Palma e Sara Tavares?

PA - Com sir palma enviei um poema que ele musicou e decidimos cantar juntos o tema, com sara, fiz uma morna pensando nela e a convidei para escrever em criolo parte da letra e cantar comigo o tema.

PR - Um dos temas deste disco, que motivou alguns “desencontros” foi “Um lugar para ficar”. Quer explicar-nos o que concretamente aconteceu?

PA - Cantei inicialmente com luísa sobral no filme MpB, na gravação do álbum chamei mario laginha para gravar o piano, nessa altura luísa estava fora de portugal e não pode gravar, chamei então várias cantoras para gravar, entre elas : teresa salgueiro, marisa (amor electro), manuela ( clã ) e márcia, cada uma por alguma razão, tons, disponibildade etc acabaram por não gravar, enfim…a música foi mesmo composta para ser cantada pela belissima foz fado bluzy de gisela joão, o tema era pra ser dela!

PR - O mar continua a ser uma fonte de inspiração essencial para o seu trabalho?

PA - O mar é minha eterna musa!

PR - Para além do álbum “Bem me Quer Mar me Quer”, realizou o documentário “MPB - Música Portuguesa Brasileira”, um filme que passou recentemente no Douro Filme Harvest. O que pretendeu mostrar com este documentário?  

PA - A cozinha musical que se faz nas diferentes bordas nessa grande piscina.

PR - Para terminar, vamos ter oportunidade “saborear” as canções deste “Bem me Quer Mar me Quer” em palco?

PA - Sim, em conversas musicais itinerantes Portugal a fora.

Sem comentários:

/>