30/11/2012

TIAGO BETTENCOURT | Discurso Direto


Figura incontornável da nova música portuguesa, Tiago Bettencourt reúne em "Acústico" (Universal, 2012) as suas canções de sempre. O vocalista e compositor é hoje o meu convidado em "Discurso Direto" para nos fazer a retropestiva do seu percurso, sem deixar de lançar pistas para o futuro próximo.
 
Portugal Rebelde - “Acústico” é um “best of” disfarçado de disco ao vivo. Este é um álbum especialmente feito a pensar nos fãs?

Tiago Bettencourt - Acho que qualquer disco ao vivo acaba por ser um “best of”. A ideia deste disco ao vivo começou com a ideia de um “best of” e só depois pensei que teria que ser um concerto ao vivo, único e feito propositadamente para esta gravação áudio e vídeo. É um disco para os fãs e para quem não conhece tão bem o meu percurso. É um disco com pretensões unificadoras.
 
PR - “Acústico”, recupera um pouco do espírito das gravações “unplugged” do canal de música MTV, conta com a participação de Ricardo Frutuoso, antigo guitarrista dos Toranja, da cantora Lura e de Jorge Palma. Queres falar-nos um pouco deste encontro de Amigos?

TB - O Ricardo é um grande guitarrista e convidei-o por isso mesmo. Foi muito bom tocar com ele músicas dos Toranja e músicas da minha carreira a solo mas teria-o convidado independentemente de ter sido guitarrista dos Toranja. Ele é antes de mais um grande músico. Conheci a Lura há pouco tempo e instantaneamente tornei-me fã. Convidei-a para cantar uma canção do ultimo álbum chamada “já não te encontro mais” que compus inspirado por uma morna do Tito Paris. Ao trazer a Lura para esta canção demos-lhe uma nova vida e a raiz da inspiração veio ao de cima. O Jorge Palma dos artistas que mais admiro na música portuguesa. Este ano fizemos vários concertos juntos (também com o Tim e a Cristina Branco) e logo que apareceu a ideia de fazer este álbum convidei-o. Foi uma honra ter podido registar esta versão do Laços com o Jorge a cantar e a tocar.

PR - “Carta” foi o primeiro single retirado de “Acústico”. Esta escolha tem algum simbolismo? 

TB - Acaba por ter, no sentido que foi com esta canção que um público mais vasto de apercebeu da minha existência.
 
PR - Para além dos êxitos que marcaram a tua carreira, encontramos neste disco duas versões: “Canção de engate”, de António Variações, e “Pó de arroz”, de Carlos Paião. A que se fica a dever inclusão destes temas?

TB - São versões que fizemos e que achámos que fazia sentido ter neste álbum. A “canção de engate” ainda na altura dos Toranja para uma gala da TVI, e o pó de arroz para uma colectânea do Carlos Paião já com os Mantha.
 
PR - “Acústico”, assinala também os teus dez anos como músico. Que “memórias” guardas desta “aventura”?

TB - Muitas gargalhadas, muitos amigos, muito partilha e claro, muito trabalho. Passados 10 anos continuo a respeitar muita a posição privilegiada que tenho e tento ser o mais competente que sei e acima de tudo sinto-me sempre muito agradecido a toda a gente que me acompanha desde o principio e me permite viver da música.
 
 PR - Para terminar, para quando um novo trabalho a solo?

TB - Espero estar a gravar um novo disco no fim do verão de 2013.

Sem comentários:

/>