19/12/2012

CAIS SODRÉ FUNK CONNECTION | Discurso Direto


Hoje rececebemos no Portugal Rebelde uma banda que espalha o calor da música soul por onde passa. Recentemente editaram “You Are Somebody” um álbum que reune todos os temas, que fizeram dos Cais Sodré Funk Connection uma banda de culto para todos os amantes da música negra.

Portugal Rebelde - Canções simples, melodias, rigor e boa vibração, são estes os “ingredientes” que podemos encontrar em “You Are Somebody”?

CSFC - Bom, tal como no funk clássico do final dos anos 60, a função primordial desta música é de celebração, e de dança. Um dos "ingredientes" que vem antes dos que enumeras, é o nosso amor a esta música, e o prazer que temos a tocá-la juntos. Creio que isto é um dos factores mais contagiantes desta banda. Claro que o resto também é importante. Tudo isto se junta numa espécie de caldeirão do Funk, que espera não deixar ninguém indiferente!

PR - James Brown, Etta James e Bar-Kays são as grandes referências musicais para os Cais Sodré Funk Connection?

CSFC - Sim, sem dúvida. E muitos outros mestres que não estão tão “na cara”. Por exemplo, o Isaac Hayes, os Funk Brothers, o Otis Redding.... Tantos...

PR - ”Summer Days of Fun” foi o single de apresentação deste disco de estreia. É este o tema que melhor define o espírito do álbum? 

CSFC - Por um lado sim, e por outro também nos pareceu ser o mais “radio friendly” por ter uma estrutura mais de canção, por ser dos mais melódicos... Além disso foi o primeiro tema original dos Cais Sodré Funk Connection, por isso também marca um ponto de viragem na banda, quando passámos dos clássicos para os originais.

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizarias este “You Are Somebody”?

CSFC - Ao contrário do costume em primeiros álbuns, para nós este é mais um ponto de situação de uma banda que já toca ao vivo há quase quatro anos. Para além disso, serve também como cartão de visita para quem ainda não nos viu ao vivo, e como recordação de uma noite bem passada para quem sai de um espectáculo nosso!

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Cais Sodré Funk Connection?

CSFC - O nosso futuro próximo passa por tocar ao vivo em todo o lado; seja Portugal ou fora de portas. Por agora vamos apresentar este disco em todo o lado. Depois disso, quando tivermos compilado uma boa quantidade de repertório novo, voltamos a estúdio... Logo se vê. O mais importante para já é continuarmos a levar a festa do funk a todo o lado, e divertirmo-nos no processo. Até aqui as coisas foram fluindo naturalmente, e com bons resultados, por isso acho que vamos manter a fórmula.

Sem comentários:

/>