09/02/2013

HELDER MOUTINHO | "1987"


Helder Moutinho fiel ao seu espaço temporal de criação de um álbum por quadriénio, regressa este ano às edições fonográficas com um álbum conceptual, “1987” e na sua base estão poemas originais, criados de raiz por João Monge, Pedro Campos, José Fialho e por si próprio.

Depois dos álbuns "Sete Fados e Alguns Cantos" (1999), "Luz de Lisboa" (2004) e "Que Fado É Este Que Trago" (2008), o novo álbum foi gravado durante o mês de Julho, no Palácio do Marquês de Tancos, na Mouraria. Com Hélder Moutinho estiveram os seus cúmplices habituais: Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Marco Oliveira (viola), Fernando Araújo (baixo) e o produtor musical Frederico Pereira.

Fruto do seu amadurecimento como intérprete, compositor e criador de conceitos para os seus discos e espectáculos, "1987" conta quatro histórias independentes, cada uma delas composta por quatro poemas diferentes de cada um dos quatro letristas convocados para a escrita deste álbum.

Todos os temas são inspirados em quatro contos originais, os poemas de Helder Moutinho respondem ao mote – autobiográfico – "Os Dias da Liberdade" e os de Pedro Campos imaginam a vida da "Maria da Mouraria" enquanto os de João Monge contam "A História de Um Desencontro" e os de José Fialho relatam "A Ressaca de Uma Relação".

Esta ideia refletiu-se na gravação de um disco num espaço que reúne excelentes condições ambientais e acústicas, fora de um estúdio convencional.

Sem comentários:

/>