24/02/2013

TAKINAREIA | Discurso Direto


Takinareia é um colectivo de 10 elementos, constituído por cinco portugueses e cinco brasileiros. Este projecto tem as suas raízes num trabalho conjunto de IvoMD e Francisco Gaspar que, desde 2008, têm tocado com diversas formações e roupagens musicais até chegarem ao que hoje se pode ouvir neste primeiro disco do grupo. A grande riqueza que provem de todos os povos de língua oficial portuguesa está na "Origem" deste disco dos Takinareia.

Portugal Rebelde - Antes de mais, o que esteve na "origem" do coletivo Takinareia?

Ivo Dias - A origem do coletivo foram as músicas. Após a sua composição houve então a necessidade de procurar músicos que pudessem dar a sua interpretação dos temas. Exigiu um grande trabalho de pesquisa, experimentação de ideias e membros em grande parte por intermédio de Francisco Gaspar e IvoMD que deram o inicio ao colectivo Takinareia.

PR - Um dos grandes objetivos deste projeto passa por fundir as culturas de Portugal e Brasil?

Francisco Gaspar - A grande ideia inerente aos Takinareia passa por uma liberdade criativa, em termos harmónicos, melódicos e rítmicos que só pode ter expressão maior através da fusão de culturas. Não apenas de Portugal e Brasil mas da grande riqueza que provém de todos os povos de língua oficial Portuguesa. A fusão de culturas, na nossa opinião, só vem demonstrar que a partir da mesma se consegue obter maior riqueza criativa e daí ser redutor falar apenas em Portugal e Brasil. Todo o continente Africano é uma área que na música queremos explorar mais e mais.

PR - O gosto pela dança e a atração por harmonias, ritmos e melodias abrangentes e letras fortes, são estes os “ingredientes” para ninguém ficar indiferente à música dos Takinareia?

Ivo Dias - Sem dúvida! A nossa preocupação é criar musicas e letras com amor, para que as pessoas também o possam sentir e de alguma forma se sentirem identificadas. Tudo é fruto das nossas influências musicais e de livros que lemos. O apelo à dança é uma forma de trazer divertimento aos espetáculos ao vivo, e tornar os concertos numa festa. Algo que possa ser relembrado como um bom momento, pois é disso que é feita a vida.

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizarias este disco de estreia?

Francisco Gaspar - Origem, é apenas isso mesmo...

PR - ”Desejo”, foi o single escolhido para apresentação deste álbum. Este é o tema que melhor retrata o “espírito” do disco?

Ivo Dias - "Desejo" foi a primeira música a ser composta, é aquela que deu origem a todo o processo criativo. As suas características não espelham o teor do disco que é muito animado e divertido enquanto que o single é uma balada e nessa medida mais calma. No entanto, saindo do contexto musical e se nos focarmos apenas nas letras e na mensagem cremos que retrata bastante o espirito do disco porque é uma canção que aborda o tema do amor que se encontra presente na grande maioria das nossas músicas.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Takinareia?

Francisco Gaspar - Takinareia, enquanto grupo passou algum tempo fechado no estúdio a preparar, a compor e a arranjar. Está na hora de sair cá para fora e passar energia para o público. O nosso futuro vai passar por mostrar este trabalho por todos os lugares que nos queiram ver e ouvir, sempre com o pensamento que teremos de continuar a trabalhar e a desenvolver-nos enquanto banda para poder pensar em fazer novos trabalhos de originais


Sem comentários:

/>