25/04/2013

ISABEL VENTURA | Discurso Direto


"Encontro em Dois Momentos", é este o disco de estreia de Isabel Ventura. "O encontro com dois géneros musicais distintos unidos pelo jazz." É desta forma, que cantora caracteriza o seu primeiro disco, um "encontro" com alguns dos grandes clássicos do jazz e com outros tantos temas em português.

Portugal Rebelde - “Encontro em Dois Momentos”, foi este o nome escolhido para o seu disco de estreia. Que “momentos” quer partilhar com o público?

Isabel Ventura - Concerteza os "Dois Momentos" do meu "Encontro" que passa por uma escolha emocional constituida por quatro dos standards que me têm acompanhado desde sempre e uma escolha mais reflectida, mas igualmente sentida, que inclui temas de autores incontornáveis da nossa música, tais como Fausto, Sérgio Godinho, Rui Veloso e até Trovante. A par destes "momentos" há outros que lhe estão inevitávelmente associados e que naturalmente partilho nos concertos: boas energias, alegria, cumplicidade com os musicos e o público, uma série de emoções que me envolvem quando canto.

PR - ”Round Midnight” e “Summertine”, foram estes os temas que a conquistaram para as “viagens” pelo Jazz?

IV - Sim, pode dizer-se! " Round Midnight" de Monk foi o primeiro tema que aprendi quando me iniciei no jazz e que me conquistou imediatamente. "Summertime" de Gershwin é inevitável. É talvez um dos classicos mais tocados e versionados de sempre, mas demasiadamente belo e intenso para mim, obrigatorio por isso.

PR - Para além alguns dos grandes clássicos do jazz, podemos ouvir neste disco outros tantos temas em português assinados por nomes tão importantes como Fausto, Jorge Palma, Sérgio Godinho e Rui Veloso. A que se ficou a dever esta escolha?

IV - Já referi na questão anterior a razão da minha escolha, são nomes que vão ficar para sempre na história da música portuguesa e que foram, por isso, decisivos. Resolvi, em conjunto com o pianista Marco Figueiredo autor dos arranjos, não ficar só pelos clássicos americanos. Foi um “refreshing” e o acrescentar algo de novo a estes temas, dando-lhes uma roupagem jazzistica renovada.

PR - Dos temas, que escolheu para cantar em português, há alguma canção que a toque em particular? Porquê?

IV -  É-me dificil responder...todos são escolhas que me marcam por uma razão ou por outra, contudo ha dois temas a que posso chamar especiais : "Porque me Olhas Assim" de Fausto, pela melodia e letra sublime que nos fala de uma paixão arrebatadora. Um poema! "Balada da Rita" pela admiração enorme que tenho por Sérgio Godinho e pelo carinho por este tema em particular. 

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizaria este “Encontro em Dois Momentos”?

IV - O encontro com dois géneros musicais distintos unidos pelo jazz.

PR - No próximo dia 30 de Abril, dia internacional do Jazz, as canções deste disco vão ser apresentadas no Rivoli Teatro Municipal (Porto). Que “surpresas” estão a ser preparadas para este concerto?

IV - Vai ser um concerto fantástico! Para além dos quatro musicos que constituem o meu quarteto habitual : Marco Figueiredo ao piano, José Carlos Barbosa no contrabaixo e Michel Marques na bateria, vamos ter dois convidados que tambem participaram neste disco: Gileno Santana, Fluegel e Miguel Pedrosa na guitarra. Para além dos seis musicos em palco vai haver um momento muito bonito e especial com a bailarina Cátia Nicolau que vai coreografar dois temas. Um concerto a não perder! 

PR - Para terminar, por onde passa o seu futuro próximo?

IV - Para já quero divulgar ao máximo este meu primeiro trabalho e dá-lo a conhecer ao vivo nos concertos que irei realizar .


Sem comentários:

/>