01/05/2013

AFONSO DIAS | Discurso Direto


"Fado Aleixo", é este o mais recente projeto de Afonso Dias & a sopa dos pobres, um disco que "nasceu" com o "propósito de devolver Aleixo ao lugar que lhe cabe entre os maiores poetas portugueses". Afonso Dias, é hoje o meu convidado em "Discurso Direto" para nos para falar da obra superior do poeta algarvio António Aleixo.

Portugal Rebelde - ”Fado Aleixo”, é um disco para celebrar um dos maiores poetas das letras portuguesas?

Afonso Dias - A verdade é que António Aleixo é um dos mais expressivos poetas portugueses e só algum ostracismo preconceituoso de certa “intelectualidade encartada”, muito cátedra e cagança, o empurra para junto dos versejadores, ditos “populares” em cujas produções raramente mora alguma poesia. Aleixo foi um filósofo que leu o seu tempo com a sagacidade dos visionários e escreveu esse olhar em versos de poesia superior. “Fado Aleixo” inscreve-se no propósito de devolver Aleixo ao lugar que lhe cabe entre os maiores poetas portugueses. É preciso que Aleixo habite os manuais escolares e seja estudado nas universidades.

PR - Para além dos fados tradicionais que compõe este trabalho, o disco termina com um original da sua autoria. Este cântico é uma homenagem sentida a António Aleixo?

AD - Por ter descoberto que Aleixo tocava guitarra portuguesa decidi que este CD, com a sua poesia, fosse musicalmente trabalhado a partir de fados tradicionais, embora com tratamentos não convencionais. Decidi, no entanto, que uma das músicas a comporia eu e que seria como que um cântico de tributo ao poeta. É um penhor de admiração e homenagem.

PR - Sente que a poesia de António Aleixo continua atual?

AD - Morreu em 1949 mas basta ler, ao acaso, alguma das suas quadras para se constatar da sua actualidade. Diria, intemporalidade.

PR - É verdade, que António Aleixo cantava fado e tocava guitarra portuguesa?

AD - António Aleixo cantava as suas quadras com músicas do fado tradicional – menor, corrido, mouraria... e acompanhava-se à guitarra portuguesa.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizaria este “Fado Aleixo”?

AD - “Fado Aleixo” é um CD de música de intervenção.

PR - Depois da edição deste “Fado Aleixo”, vamos ter oportunidade de ouvir as canções deste disco no palco? 

AD - “Fado Aleixo” já foi apresentado em vários locais – Loulé, S. Brás de Alportel, Vila Franca de Xira, Faro, Lisboa...Esperamos mais convites. Os tempos não estão fáceis...


Sem comentários:

/>