26/09/2013

NBC | Discurso Direto


Timóteo Deus Santos, NBC no mundo da música, é hoje o meu convidado em "Discurso Direto". Cantor, escritor de canções. Começou a sua carreira na década de 90 com o seu irmão BlackMastah. Dessa ligação nasceram os Filhos D'1 deus menor, um dos grupos fundadores daquilo que seria o Hip-Hop feito em Portugal. “EPidemia”, já disponível nas plataformas digitais, é o disco que marca o regresso de NBC às canções. Faixa a faixa, NBC dá a conhecer na primeira pessoa as 6 canções que compõem este "EPidemia".

NBC - O "EPidemia" é um disco muito visual. Em todos os aspectos. Desde a capa aos títulos e aos temas no seu corpo. Escrevi com a intenção de falar de assuntos que tinha necessidade. Principalmente pelos acontecimento pelos quais tinha passado recentemente. A capa do disco é demonstrativa da forma como a manipulação das rádios, e seus formatos deixam pouco espaço para se ser diferente. E muito menos original.

Mudar o castigo - É o indicador da capa. Mudar o castigo é fugir à regra. É ser original.

Vive a vida - Fala da forma como hoje em dia o trabalho ocupa mais tempo que tudo o resto. E não temos prazer em nada. Tudo passa a correr. Nem damos conta que ser feliz pode ser uma coisa simples. Com alguém que nos ama. Pode até ser uma mulher fora dos padrões convencionados pela norma. Por isso falo em dormir com a betty feia. Demonstrar que o amor e os sentimentos quem os rege somos nós ainda...

É de mim - Este tema foca o meu percurso musical. O que vivi o que passei e ter noção que consegui passar por cima da maior parte das coisas negativas, que pessoas da minha idade jovens se poderiam ter deslumbrado. Drogas, álcool e vida fácil. Nunca foram o meu lema de vida.

Acreditei - Tal como o nome indica é continuar a acreditar num amor a música como no primeiro dia. A mesma fome de palco, a mesma intenção na escrita. O mesmo valor humano. A mesma expectativa a mesma ansiedade cada vez que uma palavra e colocada no papel. A minha intenção enquanto músico é dizer as pessoas a verdade, mas de forma positiva. Para coisas negativas já basta a política e suas nuances.

Neve - É um tema com teor dramático e de foro psiquiátrico. Que mostra que nunca estamos bem onde estamos. A minha verdade musical pode mudar. Ou a minha intenção musical muda. Não os valores. " se é seguro o meu caminho isso eu não sei...É a primeira frase do tema. Revela logo ali a intenção. O caminho não é seguro mas eu quero percorre-lo na mesma, em auto-flagelação.

Cobre - Este tema é dedicado a minha avó. Cantei exorcizando os espíritos africanos. Para pacificar os nossos medos. E os atropelamentos ao longo de uma vida e de varias gerações. Compreender o que somos. E o que sou. Compreender o meu passado e estar de bem com a vida. Pois o passado não muda, mas o futuro é uma incógnita. É esse que interessa. A luta pela igualdade numa sociedade que cria novos escravos. A falta de opinião. A falta de educação profunda. A falta de respeito geral. É a aldeia global em que vivemos, é que achamos que um perfil no facebook é conhecer uma pessoa... No fundo é um encontro comigo. E com os espíritos ancestrais. E com a minha minha avó.


Sem comentários:

/>