25/11/2013

CAVALHEIRO | Discurso Direto


Cavalheiro (ou Tiago Ferreira) edita hoje o seu novo EP, “Trégua”. É o quinto disco do músico, ao ritmo de um por ano desde 2009. O trabalho foi composto em casa num curto espaço de tempo e gravado em Junho por João Moreira, também responsável pela produção e mistura.  A edição está a cargo da PAD, editora/coletivo de artistas independente, criada em 2010 e que desde então tem editado algumas das mais interessantes bandas portuguesas. O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com Tiago Ferreira, que em "Discurso Direto" e sem nunca nos dar "trégua" apresenta o seu mais recente trabalho.

Portugal Rebelde - ”Trégua” é o teu quinto disco, ao ritmo de um por ano desde 2009. A que se fica a dever esta “inspiração” para compores de forma tão intensa?

Cavalheiro - Francamente, não sei. Há que lembrar que destas 5 edições, 4 são EP’s, estamos a falar de 25 temas no total o que não será assim tão intenso, até porque componho por fruição. Há uma altura em que sinto um impulso qualquer para escrever canções e assim o faço. Para este EP escrevi 13, que resultaram nestas 5.

PR - De que é quem falam estes 5 temas, que compõem o EP “Trégua”

Cavalheiro - Falam da minha vida essencialmente. Falam da pacificação que tento fazer comigo mesmo, de aceitar uma série de coisas que não me agradam particularmente mas com as quais tenho de viver. Estar em conflito é importante durante alguns anos, mas pode tornar-se destrutivo e estes temas falam da trégua que me autoimpus.

PR - Para quem gosta de discos com sentimentos à flor da pele tem neste disco um bom amigo?

Cavalheiro - Mais do que sentimentos à flor da pele é um disco muito honesto e direto. Não sou muito hábil a disfarçar as coisas e a encontrar metáforas ou alegorias, por isso expresso-me sempre pelo caminho mais curto. Isso por vezes pode ser confundido com um exacerbamento de emoções, mas na verdade parece-me um conjunto de canções bastante calmas. 

PR - Numa frase como caracterizarias este “Trégua”?

Cavalheiro - Sossego.

PR - ”Talvez”, foi a canção escolhida para apresentar este “Trégua”. Este tema é a melhor porta de entrada para descobrir este EP?

Cavalheiro - É provavelmente o mais fácil de apreender, e como os meus trabalhos tendem a ser um pouco indigestos, optei pelo tema mais agradável.

Sem comentários:

/>