20/12/2013

THE HAPPY MESS | Discurso Direto


Hoje no Portugal Rebelde recebemos Miguel Ribeiro e Pedro Madeira dois dos elementos da banda The Happy Mess. “Songs From the Backyard”  é o disco de estreia do grupo 11 novos temas produzidos por Fred Ferreira (Orelha Negra/Buraka Som Sistema), gravados entre Março e Agosto 2013 nos estúdios Namouche, por Joaquim Monte. A masterização esteve novamente a cargo de Tim Boyce nos Estúdios Masterdisk em Nova Iorque.  "Um passeio, numa tarde quente de chuva com cheio a terra. Um rádio de pilhas, o som dolente de um baixo, o amor da tua vida ao teu lado, uma garrafa de rum… ao fundo do caminho o mar." É esta a "leitura" que os The Happy Mess fazem de “Songs From the Backyard”.

Portugal Rebelde - Antes de mais, como é que esta “alegre confusão” de ter uma banda começou a ganhar forma?

Miguel Ribeiro - Quando sentimos que havia músicas e que as músicas faziam sentido e que havia um grupo de pessoas em sintonia e com vontade de as fazer crescer. Quando percebemos que havia outras pessoas que compreendiam e partilhavam o que dizíamos e sentiam o que nós sentíamos quando tocávamos… e que a nossa música tinha tocava em alguém.

PR - Depois da edição do EP “October Sessions”, o tema “Morning Sun” rapidamente chamou a atenção das rádios e redes sociais. Estavam à espera deste impacto que a canção teve?

Pedro Madeira- Não, nada mesmo! Aconteceu tudo tão rápido , o que nos deixou altamente confusos e felizes ao mesmo tempo. É muito gratificante quando o grande público entra no teu mundo.

PR - Nas pistas de dança de todo mundo já toca, entretanto, uma remix do tema “Morning Sun”produzida pelo planetário DJ CHUS, que trabalhou com nomes como Madonna, Jennifer Lopez, Shakira ou Yoko Ono. Como é que surgiu esta oportunidade?

Pedro Madeira- tudo começou com uma vontade de dar-mos uma roupagem mais “disco” à música, e ninguém melhor que um Dj de renome para o fazer… felizmente conseguimos contactar o DjChus e propusemos-lhe esse desafio, coisa que ele aceitou de imediato, o que nos deixou muito felizes e lisonjeados. O resultado não podia ser melhor, o remix emprestou aos Mess a oportunidade de mergulhar no mundo da dança e pelo que sabemos anda já a tocar em muitas discotecas e festivais de dance music do globo.

PR - “Backyard Girl” foi um dos singles de avanço escolhidos para apresentar este disco de estreia. Esta canção é a melhor porta de entrada para descobrir “Songs From The Backyard”?

Pedro Madeira - Este será daqueles casos em que há mais do que uma “porta de entrada” . Mas a Backyard Girl é seguramente uma dessas portas e por isso estamos contentes com a escolha do single.

PR - Numa frase como caracterizariam este “Songs From The Backyard”?

Miguel Ribeiro - Um passeio, numa tarde quente de chuva com cheio a terra. Um rádio de pilhas, o som dolente de um baixo, o amor da tua vida ao teu lado, uma garrafa de rum… ao fundo do caminho o mar.

PR - Para terminar, o que guardam no “quintal” a que aludem no título deste disco de estreia?

Miguel Ribeiro - Ui Temos corpos enterrados no quintal. E uma bicicleta, um baloiço (partido), uma corda da roupa, duas galinhas, uma fiada de couves, um limoeiro, e uma vespa de 62…. Temos uma vista para uma termo- eléctrica e para a garagem do Sousa. Ah e temos também canções de amor & desamor, resignação & revolta, de felicidade & tristeza..


Sem comentários:

/>