27/04/2014

THE LEGENDARY TIGERMAN | Discurso Direto


Hoje recebemos no Portugal Rebelde, The Legendary Tigerman. Este é o regresso de Paulo Furtado ao formato one-man band e à pele de homem tigre depois de mais um álbum com os Wraygunn e uma banda sonora em coautoria com Rita Redshoes. Nas 13 faixas do novo trabalho The Legenday Tigerman destila blues e rock n’ roll com a autoridade e a verdade de quem nunca cedeu a pressões na hora de compor ou apresentar a sua obra. "Cru e agridoce", é desta forma que The Legendary Tigerman nos apresenta "True".

Portugal Rebelde - ”True” é o verdadeiro reencontro de Paulo Furtado consigo próprio?

The Legendary Tigerman - De certa maneira... no fundo, o facto de ter feito muitas bandas sonoras, colaborações, mesmo o disco com Wraygunn e o Femina, puseram a minha música sempre ao serviço de outra coisa... neste momento o True é o que eu tenho para dizer, agora.

PR - ”Mantem-te fiel à tua arte”. Esta poderia ser também uma leitura para “True”?

The Legendry Tigerman - É uma delas. Era importante dizer isto agora, a mim mesmo e Às pessoas. Mantenham-se verdadeiros. Não façam arte a pensar só no dinheiro. Procurem no fundo de vocês mesmo o que têm para dizer e procurem a forma certa de o fazer. Foi assim que fiz este disco.

PR - A propósito deste novo trabalho o Expresso escreveu: "Acima de tudo, True é Tigerman em topo de forma sonora e narrativa”. É isto que sente?

The Legendary Tigerman - O que sinto é que fiz o melhor que podia, e escolhi os melhores (Rita Redshoes, Filipe Melo, Filipe Costa, João Cabrita) para me ajudarem.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas- como caracterizaria este “True”?

The Legendary Tigerman -  Cru e agridoce.

PR - Este novo disco está a ser mostrado numa digressão nacional/mundial (Europa, América do Sul, Estados Unidos, Japão). Como é que público está a receber as novas canções do Homem Tigre?

The Legendary Tigerman - Muito bem, estou muito feliz com as primeiras tours nacionais e internacionais, e agora em Maio começa a segunda leva, no Brasil e europa... Estou ansioso pela América do sul, tenho tocado cada vez mais lá, é uma descoberta para mim e para o público, tem sido bonito.

PR - Para além da curta “Oblivion” incluída no DVD, na edição acrescida de “True”; planeia ainda mais algumas curtas?

The Legendary Tigerman - Sim, planeio mais curtas, em Super8, para um espectáculo diferente do True, algures entre a performance e o cinema. Serão duetos cinematográficos com pessoas como a Ana Moreira, Julião Sarmento, Daniel Blaufuks, Sónia Balacó, Gonçalo M. Tavares, entre outros. É um projecto para o final do ano.

Sem comentários:

/>