10/06/2014

5-30 | Discurso Direto


Chegou a hora! Hoje recebemos no Portugal Rebelde, Carlão, Fred e Regula. Eles são os 5-30, que acabam de lançar o seu disco de estreia (homónimo), um álbum com "alma" nocturna. 

Portugal Rebelde - Mergulhado na noite, este é o álbum de três homens, que reconhecem nas mulheres uma fonte de inspiração incontornável?

Fred - De facto as mulheres são uma grande fonte de inspiração e um tema central no disco, assim como historias da noite e do fim dela.

PR - Disseram recente numa entrevista: “Há quem se sinta bem numa banda apenas, há quem goste de experimentar coisas novas”. Este foi o “clique” que fez nascer os 5-30?

Fred - Por sermos próximos uns dos outros e trabalharmos no mesmo espaço nos nossos projectos próprios , houve uma maior facilidade e vontade de fazermos algo os 3 e assim foi , em 6 meses começamos a colocar de pé o disco e chegamos a este resultado que nos deixou muito felizes e ainda mais com a aceitação que tem tido. Mas continuaremos a fazer outros trabalhos individualemente e com outras pessoas.

PR - “Chegou a hora” foi o single escolhido para apresentar este “5-30”. Há uma certa ideia de reinício neste disco?

Fred - É um inicio de um processo com os 3 , apesar de já nos conhecermos á algum tempo , os 3 juntos a trabalhar foi a primeira vez por isso sim, é de certa forma um inicio e o "chegou a hora" foi desde o primeiro momento a música que nos pareceu mais adequada para apresentar os 5-30

PR - Não há a mínima cedência a uma ideia de correção política neste álbum. Este é um disco (ainda) mais verdadeiro pelo destemor de chamar os nomes pelos bois?

Fred - Não pensamos muito nisso, procuramos dizer as coisas da forma como falamos até porque muitas das vezes estar a alterar uma palavra para ser mais politicamente correcto , faz muitas vezes perder o sentido da frase e por isso optamos sempre por deixar as coisas como queremos e nos faz sentido ser dito

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este “5-30”?

Fred - 5:30 da manhã, algures numa casa em Lisboa.

PR - Depois do disco, o palco é o próximo “capítulo” para os 5-30?

Fred - Tocar ao vivo!

PR - Para terminar, este “5-30” podia muito bem ser a banda sonora do filme de uma noite povoada de mulheres e outros sobressaltos?

Fred - Poderia ser algo desse género sim , mas poderia ser também a banda sonora de uma noite a dois sem sobressaltos nenhuns. No fundo é quase um disco de amor , mas a outra hora da noite.

Sem comentários:

/>