27/11/2014

LAMIRÉ - NOITE DOS MÚSICOS DE RUA


Depois de uma primeira edição – pautada não só pela qualidade dos músicos seleccionados como também pelo apoio do público que não hesitou em elogiar o nascimento da iniciativa - o Lamiré – Noite dos Músicos de Rua encontra-se a preparar a edição de 2015. 

O evento nasceu em 2014 com o intuito de apoiar e divulgar a produção musical de músicos que fazem da rua o seu palco e que vivem paralelamente afastados da indústria musical. Pretende-se promover uma aproximação entre o transeunte e o músico de rua incentivando assim um olhar mais atento à volta da paisagem sonora que nos rodeia.

O processo de selecção dos músicos decorrerá até ao final do mês de dezembro. A sociedade civil é convidada a recomendar músicos/talentos que encontrem a tocar na rua para que, no dia 28 de março de 2015, possam subir ao palco do Teatro do Bairro, em Lisboa (as sugestões em formato fotografia e/ou vídeo podem ser enviadas para a página do facebook do Lamiré - Noite dos Músicos de Rua). 

A noite será, uma vez mais, composta pela actuação de 5 projectos musicais. Para 2015, a organização do evento estuda a possibilidade de fazer uma tournée nacional, com os músicos, em palcos que os queiram receber.

Lamiré – Noite dos Músicos de Rua é um evento musical que reúne em palco músicos que tocam na rua, em Portugal. No nosso dia-a-dia, e nos principais centros urbanos, tropeçamos de forma contínua com músicos de rua que reclamam a nossa atenção. De passo acelerado, de telemóvel na mão, relegamos e, muitas das vezes, ajuizamos, de forma menos abonatória, uma diversidade e realidade culturais às quais não dispensamos o devido tempo. 

No Lamiré, esses mesmos músicos serão deslocados da rua para um palco onde terão luzes, amplificadores (se assim o desejarem) e remuneração pela sua prestação. Mas mais importante do que isso: terão público. Público este que, desta vez, abrandará o seu ritmo e irá parar para os ouvir tocar numa sala de concertos onde, por uma noite, os músicos de rua serão os protagonistas.

Sem comentários:

/>