04/08/2015

REAL COMBO LISBONENSE ÀS VOLTAS COM CARMEN MIRANDA | Várzea da Ovelha


O espectáculo “Saudade de Você, às voltas com Carmen Miranda” marcado para amanhã em Marco de Canaveses, assinala os 60 anos do desaparecimento da cantora conhecida como “A Pequena Notável”, “The Brazilian Bombshell” ou “O Rouxinol da Várzea”. 

O Real Combo Lisbonense apresenta o espectáculo em Várzea de Ovelha, aldeia onde a cantora nasceu, junto à Igreja de São Marinho da Aliviada - onde Carmen foi batizada. A entrada é livre.

A Antena 1 irá transmitir em directo o espectáculo e, numa parceria entre a Pataca Discos e a NOS, este irá ser integralmente registado em Ultra HD 4k (última tecnologia de imagem digital). A realização estará a cargo de Joaquin Mora e da equipa do Canal 180. O registo será disponibilizado na demo de conteúdos 4k da NOS - NOS Ultra HD 4K - e transmitido em Outubro pela RTP2.

Carmen Miranda sempre esteve tecnologicamente à frente no seu tempo. Começou cedo - logo no início dos anos 30, estreou no Brasil a tecnologia de gravação com microfone. Durante toda década seguinte, enquanto a rádio se afirmava como novo canal difusor de música, Carmen Miranda usava o novo meio para se tornar na “Pequena Notável” - a maior cantora do Brasil. 

Já nos Estados Unidos, no início dos anos 40, a entrada em cena da exuberante Carmen Miranda no mundo do Technicolor foi o grande impulso para o desenvolvimento da cor no cinema, ajudando a transformar a “Brazillian Bombshel” num dos maiores ícones da cultura popular do sec. XX.

Com “Saudade de Você” o Real Combo Lisbonense não se limita a revisitar o repertório da “maior cantora já alguma vez nascida em Portugal”. A missão de resgatar a memória de Carmen Miranda para o Portugal do sec. XXI abarca múltiplos aspectos: o espectáculo ao vivo, a gravação em disco, a rádio, o cinema, a televisão, a imagem; a dimensão icónica global e as suas origens locais; a tradição musical e as inovações tecnológicas.

A apresentação de “Saudade de Você” em Várzea de Ovelha é uma produção da Pataca Discos, em colaboração com a Câmara Municipal de Marco de Canavezes e a Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada.

www.facebook.com/realcombolisbonense

Sem comentários:

/>