31/01/2016

CORDAS | Festival Músicas do Mundo

A vila da Madalena, na ilha do Pico, vai ser o cenário do Cordas: o festival de músicas do mundo. O projeto, criado pelo diretor artístico Terry Costa, já andava à procura de casa há algum tempo. Foi o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, que abraçou a ideia e, assim, pretende estrear de 11 a 18 de setembro 2016, o festival de artes com foco em instrumentos de corda.

"São músicas do mundo, do nosso mundo regional, do grandioso mundo musical português e com objetivo de também apresentar artistas e instrumentos internacionais," diz Terry Costa. "Gostava muito de conseguir apresentar, anualmente, no mínimo, um músico e um instrumento de uma região estrangeira, lado a lado à nossa viola da terra."

O programa está a ser planeado para incluir concertos com músicos locais e de terras mais longínquas; para contemplar workshops, palestras e conversas, apresentações de livros e exposições, com a temática instrumentos de corda. Estes eventos de programação didáctica e entretenimento, que compõem o festival, terão lugar na Câmara Municipal e na Praça da Madalena.

"A viola da terra vai ser destacada, e temos de ser nós a dar-lhe mais valor," diz Terry Costa. "Vamos fazer todos os possíveis para que a criatividade, com este o instrumento mais único das nossas ilhas, receba mais projecção, não só local mas também internacionalmente:" Assim, a associação MiratecArts convida todos os músicos locais, que toquem viola da terra, a viola de arame dos Açores, a inscreverem-se para o evento de abertura. "Queremos que o festival tenha um arranque ao som da viola da terra."

O diretor artístico convida artistas de instrumentos de corda a fazerem proposta para o festival e já confirma a participação da viola da terra, nesta primeira edição do festival, com músicos regionais incluindo Rafael Carvalho; da guitarra clássica, com o internacionalmente galardoado músico Rúben Bettencourt e, estreia nos Açores, da guitarrista Marta Pereira da Costa, a única mulher no fado a tocar guitarra portuguesa, pelo mundo.

MiratecArts pretende apresentar o programa do primeiro Cordas já este verão, depois da quarta edição do festival internacional de artes, Azores Fringe, a acontecer em várias ilhas do arquipélago, durante o mês de junho.


Sem comentários:

/>