31/01/2016

GALANDUM GALUNDAINA | Teatro de Vila Real


O novo disco de Galandum Galundaina, "Quatrada", marca as comemorações do seu 20.º aniversário. Este quarto álbum apresenta pela primeira vez letras e melodias originais, a partir de derivações de quadras tradicionais. Tem participações dos Clã — com Manuela Azevedo a dar voz, em mirandês, ao tema “Tanta pomba” — e de Zeca Medeiros, que interpreta o tema “Siga a Malta” (letra de Amadeu Ferreira). Das faixas extra fazem parte “Bebe binho”, dos Peste e Sida, reinterpretado para as comemorações dos 25 anos daquele grupo, e “Zé Pereira”.

Galandum Galundaina prossegue na divulgação e valorização da identidade cultural das Terras de Miranda. As letras e melodias do cancioneiro tradicional alicerçam uma narrativa musical entre a memória e a contemporaneidade. As harmonias vocais em mirandês, as percussões tradicionais, a gaita-de-foles mirandesa, a flauta pastoril, o rabel, o saltério e a sanfona dão corpo ao som do grupo.

A sua discografia inclui três álbuns e um DVD ao vivo, com excelente apreciação da crítica especializada. “Senhor Galandum” foi reconhecido pelo Público e a Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais. Actuou nalguns dos mais importantes festivais de world music/folk em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.

05 de Fevereiro - Teatro de Vila Real (Grande Auditório), 21.30h

Sem comentários:

/>