05/01/2016

DANÇAS OCULTAS & ORQUESTRA FILARMONIA DAS BEIRAS | "Amplitude"


Desde maio de 1989, Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel organizaram-se em torno de um sonho: o colectivo Danças Ocultas. Com ele, surgiu o desafio de explorar, imaginar e conceber novas linguagens musicais, transformando o mundo pelo som e desenvolvendo todas as possibilidades do instrumento inventado na primeira metade do século XIX - o acordeão diatónico – em Portugal conhecido como concertina.

Com sete trabalhos discográficos editados e uma das mais prestigiadas carreiras internacionais, o grupo tem apresentado esta sua forma de afirmação da música como linguagem de fraternidade universal pelas mais ilustres salas nos quatro cantos do mundo.

20 anos depois de editarem o primeiro disco, os Danças Ocultas preparam-se para apresentar no mercado nacional um novo trabalho. “Amplitude”, assim se intitula este novo registo, é o espaço abrangido por uma vibração. 

Esta dimensão sonora foi partilhada por Danças Ocultas e a Orquestra Filarmonia das Beiras durante dois anos de progressões em palco, que confluíram, em Maio de 2015, a duas das mais importantes salas do país: a Sala Suggia da Casa da Música, no Porto e o Grande Auditório do CCB, em Lisboa. Nestes concertos juntaram-se convidados especiais, que serão revelados em breve, e que representam o lado mais nobre do espírito de aventura do colectivo e muito contribuíram para contagiar a magia musical às plateias repletas das duas salas. Amplia-se agora, ao grande público, essa magia com a edição do registo ao vivo destes concertos que chegará às lojas a 12 de Fevereiro.

O primeiro avanço deste trabalho intitula-se “Danças II” e terá a estreia na antena nacional a 11 de Janeiro.

Sem comentários:

/>