08/02/2016

CAELUM'S EDGE | Discurso Direto


Caelums Edge apresentam em concerto o seu álbum de estreia. Enigma"  no Popular Alvalade, ponto de encontro em Lisboa com dedo de músicos, no dia 11 de Fevereiro, pelas 22.30h. A entrada é gratuita. Os Caelum´s Edge são uma banda Rock do Barreiro que venceu a primeira edição do concurso EDP Live Bands e promete em 2016 ter muita energia para espalhar pelo mundo. O novo disco "Enigma" é uma edição Sony Music. 

Portugal Rebelde - Uma parte da história da música e do Rock Português foi forjada na margem sul, de onde são originários. Acreditam que isto não é por pura coincidência?

Caelum´s Edge - Existe muito boa música por todo o país, seja Rock ou não. E a criatividade musical portuguesa é incessante, não importa o ponto geográfico de onde ela provém. No entanto, e sendo essa uma verdade curiosa, talvez o facto de haver já um legado de bom Rock Português na nossa zona nos tenha inconscientemente levado a tentar seguir esse trilho.

PR - A que se fica a dever a escolha de “Enigma” para título deste primeiro disco?

CE - Desde o início da preparação e composição deste nosso primeiro álbum que queríamos que este tivesse um nome direto, fácil, mas de caráter misterioso. Enigma pareceu-nos perfeito e foi cuidadosamente escolhido para que fosse lido e compreendido de maneira igual nas duas línguas que versam as músicas do álbum (inglês e português). E existe de facto um enigma para ser descoberto neste CD, fica o desafio!

PR -  De que é que nos falam as canções deste álbum?

CE - Na nossa humilde opinião, achamos que o “Enigma” é um álbum muito completo e diversificado, agradando a quem gosta de música alegre, menos alegre, comercial, menos comercial, baladas, a quem sempre gostou da nossa veia rockeira ou até mesmo instrumental e é, acima de tudo, uma estreia: contém músicas em português e inglês. Neste álbum podem encontrar temas como saudade (de quando, felizmente para nós, estivemos em tour neste verão passado e ficámos dias ou semanas sem ver os entes queridos), dor de quem perde alguém, amizade e desilusão, paixão ou sonhos e realizações pessoais. Outras são apenas histórias fictícias a que quisemos dar vida e torná-las em canções.

PR - “O Jogo” foi a canção escolhida para single de avanço deste disco. Este é o tema que melhor retrata o “espírito” deste “Enigma”?

CE - Os Caelum’s Edge entraram em estúdio para gravar este álbum ainda sob uma linha difusa para guiar a sua sonoridade. Este é um disco de experiências e procura pessoal da banda. E nada mais poderá ser exigido de um primeiro álbum. É natural que todas as bandas se testem, errem e vejam até onde conseguem ir com a sua música de forma a se encontrarem. “O Jogo” é uma música de que gostamos muito e é uma estreia em vários sentidos, desde a língua à musicalidade. Mas, acreditem, qualquer uma das faixas integrantes do “Enigma” possui inquestionavelmente o ADN “caelumsedgiano”.

PR - Dizem tocar “Space Rock”. Que género musical é este?

CE - O género “Space Rock” apareceu associado instrumentalmente ao uso de sintetizadores e à exploração de efeitos na guitarra, como delays e reverbs. A música de grandes bandas e referências para o nosso trabalho, como Pink Foyd, Angels and Airwaves ou 30 Seconds to Mars, pode também ser designada como tal. Assim, desde o início que nos pareceu óbvio vestir este termo devido ao nosso fascínio pelo épico, ao nosso interesse em explorar lírica e musicalmente temáticas como “Espaço” e “Universo” e ao intuito de conduzir o ouvinte a uma sonoridade de ambientes cheios e grandiosos.

PR - A apresentação deste disco está agendada para 11 de Fevereiro, no Popular de Alvalade, em Lisboa. O que é que o público pode esperar deste concerto?

CE - A resposta a essa questão será sempre uma surpresa e achamos que é isso que ainda o torna mais empolgante. Consideramo-nos uma banda muito física e energética em palco e tentamos sempre que essa força seja transmitida nas nossas performances, desde os espaços mais pequenos aos palcos dos maiores festivais. Como tal, prometemos um concerto intenso, íntimo e repleto de boa energia. Ainda para mais, a entrada é gratuita. Apareçam!


Sem comentários:

/>