04/02/2016

JOANA AMENDOEIRA | Discurso Direto


A fadista Joana Amendoeira regressa cinco anos depois aos álbuns de originais com o novo disco “Muito Depois”. Este disco reflecte os mais de 20 anos de vivência no fado e celebra o sentido da vida nos seus caminhos mais luminosos como o amor, a amizade, a maternidade, passando igualmente pelos mais sombrios como a desilusão, a perda, a solidão e a saudade. As poesias e emoções deste novo trabalho, têm por base o fado e outras sonoridades tradicionais portuguesas. Os temas apresentados evidenciam um contexto geográfico, o Tejo e a luz de Lisboa, retratados de forma apaixonada pela fadista. Hoje em "Discurso Direto", é minha convidada Joana Amendoeira.

PR - “Muito Depois”, é o disco onde celebra o sentido da vida nos seus caminhos mais luminosos e sombrios?

Joana Amendoeira - Sem dúvida, neste disco procurei cantar um repertório com uma grande amplitude de sentimentos, desde a entusiasmante alegria à tristeza e desilusão, do amor ao desamor, da solidão ao sonho e inclusivamente um fado de embalar! E tudo isto complementado com a sorte de gravar grávida de 7 meses, foi realmente uma celebração em todos os sentidos, a gravação deste disco!

PR - Paulo de Carvalho é um dos convidados especiais deste disco. Quer falar-nos um pouco deste encontro, do qual resultou o primeiro dueto da sua carreira?

Joana Amendoeira - Para mim, partilhar o estúdio de gravação com um senhor da música, um cantor magistral como o Paulo de Carvalho e acima de tudo um amigo, foi inesquecível. Poder cantar com o Paulo a sua música, vê-lo criar, improvisar, foi um enorme privilégio e uma enorme aprendizagem! O encontro que esta canção me proporcionou devo-o ao meu querido Tiago Torres da Silva, o autor da letra e produtor do disco, pois foi ele que me trouxe a música e dai começam a surgir todas estas ideias!

 PR - Numa frase apenas como caracterizaria este “Muito Depois”?

Joana Amendoeira - "Muito Depois" é um disco bastante inovador e ecléctico ao nível do repertório e dos arranjos que engloba, é Fado e não só.

 PR - Dos 16 temas que compõem este disco, há algum que a toque em particular? Porquê?

Joana Amendoeira - Isso é que é mesmo difícil de dizer, pois estou completamente apaixonada por cada um dos 16 temas, mas se tiver de salientar um apenas, hoje diria o "Avesso do Destino", pois penso que é a minha melhor interpretação de sempre.

PR - Vila Real e Lamego (5 e 6 de Fevereiro) são duas das cidades que vão ter o privilégio de sentir as emoções deste novo trabalho. O que é que o público pode esperar destes concertos?

Joana Amendoeira - Nestes concertos iremos apresentar quase na íntegra os fados deste novo disco mas também incluiremos alguns temas clássicos ou fundamentais do meu percurso. Acima de tudo, poderão esperar muita alma e muita entrega, como sempre o Fado o exige!

 PR - Para terminar, que memórias guarda destes 20 anos de vivência no Fado?

Joana Amendoeira - São tantas memórias que vou guardando nestes 20 anos. Sinto-me muito privilegiada por tantas noites de Fado com grandes "mestres" com quem ainda tive a sorte de conhecer e com quem tanto aprendi, sinto-me muito privilegiada por ter tido oportunidade de cantar em locais tão longínquos e perante culturas tão diversas! 

Sem comentários:

/>