16/03/2016

DONA ELVIRA | Discurso Direto


Hoje em "Discurso Direto", recebemos os Dona Elvira. "Histórias e Segredos” é o primeiro disco da banda e  reflecte o sentimento português traduzido na paixão, a inconformidade, a devoção e a sempre presente boa disposição.

Portugal Rebelde - Que histórias e segredos podemos descobrir neste álbum de estreia?

Dona Elvira - São historias pelas quais toda a gente passa: amores que dão certo e outros que deixam um amargo ou outros ainda que ficaram suspensos sem conclusão, sentimentos vividos ou que se deseja viver, ou que não queremos viver. São momentos que nos trazem uma boa lembrança ou, por outro lado, lugares a que não queremos voltar. Os segredos são aquelas coisinhas que não contamos a ningúem e que nos fazem sorrir sem ninguém perceber porquê, uma ou outra malandrice mais ou menos inocente que deixou umas boas memórias. O álbum é sobre pessoas e aquilo que todos temos em comum.

PR - Rock Português, é esta a essência deste primeiro disco?

Dona Elvira - Exactamente. Rock Português em Português. Conjugámos as nossas influências e experiências individuais e visitámos imensos estilos que deram origem ao Rock Português. Estamos convictos que ao tentar tocar naqueles elementos que fazem do Rock Português único acabámos por criar uma sonoridade muito própria e original com a qual todos nos identificamos e com que nos sentimos bem. E orgulhosos. É mesmo muito Português, estão lá muitas raízes portuguesas - modernizadas, mexidas, alteradas, reinterpretadas - e que são a base do som Dona Elvira.

PR - “Devoção” foi a canção escolhida para single de avanço deste disco. Este é o tema que melhor define o “espírito” deste álbum?

Dona Elvira - Tivemos imensa dificuldade em escolher um tema para ser o single de avanço do álbum. Não há um único tema isolado que defina o espírito deste trabalho. É um disco, lá está, que conta imensas histórias mas que cada uma acrescenta mais qualquer coisa às restantes e juntas fazem um todo. Talvez por isso tenhamos usado "Histórias" e não "Estórias" no título. "Devoção" é um tema muito nosso e que tem muita força, tanto pela música como pela letra e até pelo vídeo que aí vem. Serve bem como exemplo.

PR - Numa frase apenas como caracterizariam este “Histórias e Segredos”?

Dona Elvira - Um entrelaçar de estilos que, no geral, faz de "Histórias e Segredos" um disco de rock português e que, no específico, mostra a originalidade Dona Elvira assente em sentimentos que de uma ou outra forma são vividos por todas as pessoas.

Portugal Rebelde - Depois da edição, há intenções de levar as canções deste “Histórias e Segredos” para o palco?

Dona Elvira - Sim. Adoramos escrever e compor, gravar e estar com os nossos produtores em estúdio, mas é no palco que mais nos sentimos realizados. Gostamos muito da proximidade com o público e de mostrar às pessoas, ao vivo, a grande paixão que temos pela nossa música. É muito gratificante. E somos malta divertida, é no palco que isso se torna mais visível. Estamos prontos para arrancar e correr o País, partilhar com o público estas histórias e segredos.

PR - Para terminar, a que se fica a dever a escolha de Dona Elvira para nome deste projeto?

Dona Elvira - As influências de cada membro da banda são muito diferentes e cada um estava a propor nomes que não tinham muito a ver com a sonoridade que já nos estava a definir. Tivemos que parar e estabelecer algumas regras e duas prevaleceram: o nome tinha que ser bem português e tinha que ser sexy. E de repente o Francisco (teclados) diz "Dona Elvira". O nome mexeu com a imaginação de cada um de nós, cada um imaginou qualquer coisa e começou a soar bem. Ganhou simbolismo e ficou. O que cada um imaginou como sendo uma Dona Elvira permanece um "segredo"... mesmo entre nós! Nunca ninguém falou muito abertamente sobre o tema, mas agora o que importa é que todos nos revemos neste nome.

Sem comentários:

/>