07/03/2016

NATHALIE | Discurso Direto


Nathalie, considerada já por muitos como a nova “voz” do Fado, irá apresentar amanhã ao público português os temas do seu novo disco, “Fado Além “ (Sony Music, 2016). “Fado Além” é um trabalho que engloba temas originais escritos exclusivamente para a fadista, por escritores e compositores consagrados como Amélia Muge, Vitorino, Mário Cláudio, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Moreira e Ricardo J. Dias, combinados com fados tradicionais e outros gloriosos temas da canção nacional.

Portugal Rebelde - Antes de mais, quem é a Nathalie?

Nathalie - Sou uma portuguesa que nasceu nos estados Unidos e adora cantar Fado

PR - Desde quando é que o Fado tomou conta da sua voz e dos seus sentidos?

Nathalie - Canto desde menina, mas só descobri o fado com 13 anos quando fui convidada para participar numa noite de fado num Clube Portugês na cidade onde nasci. Senti a magia do fado ao ser acompanhada pelas guitarras e ao sentir o público

PR - “Chapéu Escuro” foi a canção escolhida para single de avanço deste disco. Este é o tema que melhor retrata o “espírito” deste álbum?

Nathalie - Vitorino, foi o primeiro músico a enviar-me um tema original e assim que o ouvi apaixonei-me pelo tema e sem dúvida que marcou a direcção musical do disco. Tenho fados tradicionais e temas originais com vários autores diversos, como Amélia Muge, Mário Claudio, João Paulo Esteves da Silva, entre outros, com arranjos e direcção musical de Ricardo Dias

PR - Amanhã (Dia Internacional da Mulher) apresenta o álbum “Fado Além”, no Teatro Tivoli BBA, em Lisboa. O que é que o publico pode esperar deste concerto?

Nathalie - Uma equipa de músicos extraordinários! Ricardo Dias, Bernardo Moreira, Carlos Manuel Proença e José Manuel Neto ! Tenho também a honra de ter um convidado muito especial: Camané

PR - Tem levado a sua voz a palcos emblemáticos dos E.UA. e Canadá. Como é que o público tem recebido o seu Fado?

Nathalie - O fado tem o poder de cativar públicos estrangeiros. Já tive a oportunidade de apresentar o nosso fado a públicos muito diversos e tem sido sempre muito bem recebido

PR - Para terminar, dos 13 Fados que compõem este “Fado Além”, há algum tema que a toque em particular? Porquê?

Nathalie - Depende do meu estado ! Há temas de romances, saudade e desamor. Mas o que gosto mais de cantar é o “Chapeu Escuro”.É intenso e acho que tem a enrgia que sinto dentro de mim

Sem comentários:

/>