23/04/2016

RETIMBRAR | Discurso Direto


Depois de 6 anos a acumular experiências diversas, os Retimbrar editam o seu primeiro disco "Voa Pé" que traz consigo os ecos dos bombos na rua e a emoção das canções partilhadas nos palcos e fora deles. "Voa Pé" é uma edição de autor com o apoio da Casa da Música, da Cultura Fnac e da Revolução d'Alegria Associação. Os Retimbrar são um colectivo musical do Porto com um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num reportório misto de originais e reinterpretações. É fundamental para o grupo o desígnio de conhecer e dar a conhecer a herança popular e cultural portuguesa.

Portugal Rebelde - Antes de mais, como e onde surgiu a ideia do projeto Retimbrar?

Retimbrar -  A ideia do projeto Retimbrar surgiu na cabeça do Pancho, membro fundador do grupo. Natural do Uruguay, ele sonhou criar um grupo onde se juntassem todos os instrumentos de percussão tradicionais portugueses, como o bombo, timbalão, caixa, trancanholas, triângulo, chocalho, tréculas, brinquinho e o zaclitraque. A ideia era juntar estes instrumentos e retimbrá-los, dar-lhes novos usos e contextos.-

PR - No tema “Deixai o Menino” pode ouvir-se: “Aqui no meu jeito canto a tradição/ com todo o respeito refaço a canção”. Foi este o “espírito” com que partiram para a gravação deste primeiro disco?

Retimbrar -  É claro que temos um grande respeito pela história dos instrumentos, pelas canções, pelos autores, pela cultura tradicional em geral! Foi com esse espírito que partimos muito em concreto para a feitura dessa música, que é uma derivação do tema tradicional “Beijai o Menino”. No resto do disco esse espírito está bem patente, mas também consideramos saudável "esquecer'" de vez em quando o que está para trás, as tradições, e simplesmente fazer o que nos apetece.

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste “Voa Pé”?

Retimbrar - O disco é muito variado e não é fácil escolher uma música que represente todas as outras. Contudo, consideramos que o tema “Voa Pé (cá fora)” tem em si muito do espírito e alma do disco, e consequentemente, do grupo. Além disso, tem também uma componente rítmica muito presente, que remete para as faixas sem instrumentos melódicos e vozes.

PR - Apresentam hoje na Casa da Música (Porto) as canções deste disco. Esta é uma “Festa” desde já anunciada?

Retimbrar - Ora bem, o que vai ser apresentado na Casa da Música vai ser um grande arraial! Estamos a preparar um espectáculo especial, com encenação do João Pedro Correia. É uma espécie de um musical, com o sentido de humor apurado. Não vamos apresentar todas as músicas do disco, e vão surgir outras músicas que também não estão no disco. Vai ser uma surpresa para quem só nos conhece através do cd, e garantimos que vai ser festa!

PR - Numa frase como caracterizariam este “Voa Pé”?

Retiimbrar  - Um olhar revitalizante sobre as tradições musicais portuguesas.

PR - Para terminar, “Liberdade” será sempre a palavra que melhor se encaixa com os Retimbrar?

Retimbrar - “Liberdade” é pelo menos uma das palavras que melhor se encaixam com os Retimbrar. “Alegria” é também uma palavra que representa muito para o grupo. Mas a liberdade é fundamental para se conquistar a alegria! Também é imprescindível para se poder imaginar, sonhar, e fazer por concretizar os sonhos. Fazer nascer e crescer um grupo como os Retimbrar, por exemplo, é um acto de liberdade e de coragem. Esperamos também que a nossa música seja também libertadora para quem a ouve.

Sem comentários:

/>