18/05/2016

MEDEIROS/LUCAS | São Martinho de Anta


Numa iniciativa do Município de Sabrosa, quatro artistas portugueses de referência na área da música apresentarão concertos de entrada livre ao longo do ano no Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, freguesia que viu nascer um dos mais influentes poetas e escritores do século XX português.

Baseado numa analogia direta ao livro de contos Novos Contos da Montanha, publicado em 1944 por Miguel Torga, o ciclo de música Novos Contos da Montanha levará até ao espaço de interpretação da obra do escritor artistas portugueses caracterizados pela contemporaneidade da sua música cantada e criada na língua portuguesa. 

Com a aposta neste ciclo de concertos programados, o Espaço Miguel Torga pretende expandir a amplitude do universo literário do escritor transmontano, assim como dinamizar e complementar a programação do local, abrindo o espectro de atividades cultural realizadas.

Com a periodicidade de um espetáculo por trimestre, perfazendo um total de quatro espetáculos, o ciclo Novas Canções da Montanha arrancou a 19 de Março com um concerto da reputada cantora Lula Pena para uma sala esgotada. Este sábado, 21 de Maio, o ciclo regressa com Medeiros/Lucas, projeto que junta Pedro Lucas e Carlos Medeiros na construção de uma nova topografia da música popular portuguesa. 

"Terra do Corpo", o novo disco, que será o mote para o concerto no Espaço Miguel Torga, é uma continuação assumida e orgânica do trabalho iniciado com "Mar Aberto" (2015). Se no primeiro trabalho discográfico Medeiros e Lucas exploravam a ideia de viagem marítima como metáfora das viagens existenciais e da imaginação escapista, em "Terra do Corpo" a dupla vira-se para o corpo físico e para humanismos mais tácteis, mostrando-se como um dos projetos portugueses mais interessantes dos últimos anos.

Sem comentários:

/>