18/05/2016

CAPITÃO FAUSTO | Discurso Direto


"Capitão Fausto têm os dias contados", é este o mais recente trabalho dos Capitão Fausto. Hoje  no Portugal Rebelde recebemos o capitão Domingos Coimbra, que em "Discurso Direto" nos dá a a conhecer as novas canções dos Capitão Fausto.  

Portugal Rebelde -  Este disco é o resultado das “dores de crescimento” que todos os elementos da banda tiveram que enfrentar?

Domingos Coimbra - De todo. As letras do Tomás são sem dúvida algo com o qual todos nos identificamos, mas as nossas canções não surgiram em resposta a isso.

PR - Para cada uma das oito canções deste disco, gravaram oito ou nove versões ao longo do processo. A que se ficou a dever esta opção?

DC - Quando estava na faculdade e tinha de preparar uma Oral repetia sozinho vezes e vezes as respostas que queria dar antes de um exame. Este processo era bom porque quanto mais falava para mim mais coerente ficavam as minhas respostas, geria melhor o tempo para elas, conseguia simplificar a minha argumentação e resumi-la a uma condição simples sem nunca perder a ideia principal que queria defender. A repetição retórica é propícia para o domínio de uma ideia. Relativamente a canções este processo também resulta. Muitas vezes a ideia é óptima mas a forma como a explicamos ou descrevemos não é a melhor. Fazer uma pré-produção em que gravávamos várias vezes a mesma música foi uma forma de conseguirmos transformar boas ideias em boas canções.

PR - Numa frase como caracterizariam este “Capitão Fausto têm os dias contados”?

DC - Sincero.

PR - Qual é a canção que melhor caracteriza o “espirito” deste disco?

Domingos - Para mim é a "Dias Contados".

PR - Já tiveram oportunidade de apresentar as canções deste novo trabalho em palco. Qual tem sido o “feedback” do público?

DC - Tem sido óptimo e as canções novas têm sido muito bem recebidas.

PR - Numa das canções deste “Capitão Fausto têm os dias contados” pode ouvir-se: “Ao menos vou gastar o tempo todo a cantar”. Estão preparados para isso?

DC - Sem dúvida.

Sem comentários:

/>