19/10/2016

SEÑORITAS | Discurso Direto


"Acho que é meu dever não gostar", é  este o nome do disco de estreia das Señoritas, novo projeto de Mitó Mendes (A Naifa) e Sandra Baptista (A Naifa/Sitiados). Num universo perfeitamente imperfeito surge uma voz, uma guitarra, um baixo e um acordeão, suportados por sets de programações que dão vida às letras de Sandra Baptista, que aqui se estreia também na escrita. Hoje em "Discurso Direto" são minhas convidadas as Señoritas.

Portugal Rebelde - É verdade que quando se voltaram a juntar para gravar este disco, um dos mandamentos que adoptaram foi o de fazerem música para saborear e sem pressões?

Senõritas - Sim é verdade. A origem deste novo caminho é o prazer de criar canções, libertas de qualquer pressão, ou intenção ou responsabilidade.

PR - Tudo nestas canções é cru e pouco produzido. Só assim é que estas canções fazem sentido?

Senõritas - Tudo nestas canções é devidamente pensado e produzido com a intenção de realçar a realidade das letras e a crueza da vida. Quisemos que as canções soassem no disco tal como soaram a primeira vez que foram tocadas e registadas no gravador do telefone, por isso o disco foi pouco produzido no sentido de não editar muito as canções. Só com emoção é que este disco faz sentido, gravámos exactamente como o idealizámos.

PR - “Acho que é meu dever não gostar”, é esta a canção que resume a postura das
Senõritas?

Senõritas - É uma boa frase sim, resume muito do que somos nós, mas o melhor resumo da postura das Señoritas é mesmo o conjunto destas 12 canções! Não deixem de ouvir

PR - As letras deste disco giram em torno de que universo?

Senõritas - As letras deste disco giram em torno de um universo emocional, muito quotidiano e comum, onde as raivas existem, as pragas se rogam e as confissões escasseiam... no fundo é o universo real, de tudo o que as pessoas não conversam no dia a dia, mas que levam para as sessões de terapia.

PR - Numa frase apenas como caracterizariam este “Acho que é meu dever não gostar”?

Señoritas - Um universo perfeitamente imperfeito

PR - No próximo dia 4 e 5 de Novembro, apresentam as canções deste disco no Porto e no Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta (Sabrosa). O que é que o público pode esperar destes concertos?

Señoritas - Vamos apresentar o álbum integralmente, ao qual acrescentámos mais umas canções compostas entretanto... também uma versão de uma canção que não é da nossa autoria, mas que é surpresa! O espectáculo foi preparado para ser apresentado em pequenos auditórios, por isso achamos que estas duas salas encaixam perfeitamente na digressão que apresentamos em todo o país. Sejam todos bem-vindos!



Sem comentários:

/>