05/11/2016

CAIXA DE PANDORA | Discurso Direto


Desde o lançamento do primeiro CD "Teias de Seda", em finais de 2014, Caixa de Pandora pisou inúmeros palcos, quer em Portugal onde se destacaram concertos memoráveis para o grupo. As afinidades foram acontecendo e as rotas estenderam-se a participações e concertos pelo Oriente, nomeadamente pela Índia e China. Hoje em "Discurso Direto" abrimos a Caixa de Pandora e seguimos a "Rota das Afinidades", um disco nostálgico e fantasioso, acústico e progressivo.

Portugal Rebelde - Cais de partidas e chegadas é como se traduz a “Rota das Afinidades”?

Caixa de Pandora - Nas experiências e na caminhada da vida será uma constante o partir e o chegar, acontece no entanto que por vezes, as memórias de certos pontos marcantes conseguem ancorar esses cais de cruzamentos e (des)encontros. Neste nosso novo registo 'Rota das Afinidades', foram vários os momentos/pessoas que nos transportaram e inspiraram para a rota das temáticas deste alinhamento, quer dentro do seio do nosso trio, quer nas situações satélites colectivas e individuais, ampliando assim as Teias de Seda para afinidades mais profundas.

PR - Ao longo dos últimos anos as afinidades foram acontecendo e as rotas estenderam-se a participações e concertos pelo Oriente, nomeadamente pela Índia e China. Querem falar-nos um pouco destas experiências?

Caixa de Pandora - Essas experiências foram alguns desses tais pontos marcantes! Umas coisas inevitavelmente vão dar a outras, e por exemplo, pelo facto de termos tido o nosso álbum anterior ‘Teias de Seda' a passar na Indian Airlines, surgiu a oportunidade de irmos até Mumbai fazer uns concertos, ao que se desenvolveu um interesse por parte da Times Music e da Universal Índia. Daqui originou que conhecemos uma série de realizadores, produtores e artistas vindo a acontecerem vários registos de colaborações, alguns deles estão publicados no YouTube e no nosso site; www.caixadepandora.euDe facto o Oriente tem tido um apelo forte no nosso percurso! E de cais em cais se foram construindo estas Afinidades, como também é o caso das nossas experiências com as colaborações na China. Começámos por ir a Macau com uma companhia de bailado, estando eu na altura a compor para esse fim, e um produtor que opera em Hong Kong presente numa das apresentações ficou interessado em colaborar. Desde lá para cá não temos parado de produzir material com esta produtora, quer para artistas, cinema e teatro chinês… inclusive tocando ao vivo com companhias totalmente chinesas. Ora este misto de estupefação e gratidão desencadeou uma série de imprevisíveis experiências "afinitivas". Algumas destas também publicadas no nosso site e no YouTube.

PR - “Rota das Afinidades”, foi o single escolhido para apresentar este novo trabalho. Este é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste disco?

Caixa de Pandora - Este disco é muito heterogêneo e tem uma proposta de alinhamento com paisagens sonoras distintas, até porque a Caixa de Pandora tem um pouco essa assinatura, teatral até... mas há uma linha comum emocional/dramática na condução das nossas composições e na nossa forma de interpretação. Este tema que dá o nome ao disco "Rota das Afinidades", é uma forma de predispor para o início da viagem. Costumo dizer que nós somos a banda sonora para o filme de quem nos escuta, e onde todos têm um lugar à janela com vista para o cenário das suas próprias memórias…

PR - Numa frase como caracterizariam este “Rota das Afinidades”?

Caixa de Pandora - Nostálgico e fantasioso, acústico e progressivo.

PR - No próximo dia 11 de Novembro, apresentam as canções deste disco no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. O que é que o público pode esperar deste concerto?

Caixa de Pandora - O palco é sempre um lugar onde se pode ampliar e desenvolver o espírito e a história de cada tema, o que se traduz em interpretarmos os temas com uma constante vontade de refrescar a música, revisitando os cais de partida da inspiração original. Vamos centrar o alinhamento sobretudo nos temas novos, mas passado e futuro também estarão presentes! Teremos uma componente multimédia forte e uma equipa fantástica connosco. Seguramente que o nosso entusiasmo e entrega não faltarão. Apareçam, porque a Caixa de Pandora abrir-se-á para partilhar uma Rota plena de Afinidades.

Sem comentários:

/>