07/11/2016

NOISERV | Discurso Direto


Três anos depois da edição do último longa duração, Noiserv regressa com disco novo. "00:00:00:00" é o nome do sucessor de “Almost Visible Orchestra”. A “orquestra de sons” que tão bem lhe conhecemos deu lugar ao som de um piano tocado a muitas mãos, enquanto da sua voz vemos sair, nos temas não instrumentais, histórias em português. O artwork do disco ganha uma posição de destaque onde a sua total transparência, de cor mas não de conteúdo, reforça a ausência do filme ainda por fazer com a história de qualquer um de nós. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Noiserv.

Portugal Rebelde - “00:00:00:00” é descrito por ti como “a banda sonora para um filme que ainda não existe.” É possível que venha a existir?

Noiserv - Espero que sim.

PR - Este é um disco diferente daquilo que nos tens habituado, a “orquestra de sons” que tão bem te conhecemos deu lugar ao som de um piano tocado a muitas mãos, enquanto da tua voz vemos sair, nos temas não instrumentais, histórias em português. Queres falar-nos um pouco destas opções?

Noiserv - Foram coisas que foram acontecendo. Senti vontade de fazer algo ao piano, mesmo antes de perceber que daí viria um disco, e subitamente vi-me com muitos rascunhos ao piano e decidi avançar para um disco. A questão do português veio mais uma vez da experimentação, quando comecei a “cantarolar” por cima do piano o português fez-me mais sentido que o inglês. As palavras em português preencheram melhor o espaço deixado pelas notas do piano.

PR - Os títulos das oito canções deste disco fazem referências a números. Há alguma razão especial?

Noiserv - Sim, surgem pelo conceito do disco. Se o filme desta banda sonora não existe, então também não existem titulo para as canções e dessa forma esta numeração é a ordem em que surgiram nos rascunhos iniciais ao piano.

PR - Numa frase como caracterizarias este “00:00:00:00”?

Noiserv - Um disco bonito.

PR - No próximo dia 10 de Novembro apresentas as canções deste disco no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa. O que é que o público pode esperar deste concerto?

Noiserv - A apresentação das músicas deste novo disco, não esquecendo algumas das músicas dos discos anteriores. No fundo uma viagem por tudo aquilo que têm sido as canões de Noiserv desde o inicio até agora.

PR - Para terminar, que memórias guardas destes quase 12 anos de canções?

Noiserv - Não te consigo responder a esta pergunta. As memórias são tantas, e tão boas, que estaria eternamente a contar-te mais uma história.



Sem comentários:

/>