06/11/2016

NORBERTO LOBO | "Muxama"


Norberto Lobo, umas das figuras principais da música portuguesa do nosso tempo, tem novo álbum de originais. “Muxama”, de seu nome, é o sexto disco de estúdio em nome próprio e o seu segundo lançado no editora suíça Three:Four Records, sucedendo a “Fornalha” (2014).

“Muxama” é o mais fresco capítulo realizado pela expressão artística do Norberto à guitarra, como sempre fruto do seu rico mundo interior, pujante curiosidade pela vida e pelas pessoas - músicos, seus pares, e público, outras pátrias e línguas e culturas - e uma particular inquietude estética perante a linguagem musical que vem oferecendo com as suas seis cordas. 

O estilo e o espírito que habitam os nove temas de "Muxama", composições afinadas entre o escrito e o acaso abraçado no momento da interpretação, sugerem as vias de acesso a uma harmonia e uma musicalidade próprias de outras paragens, espaços impossíveis de situar onde o sonho e o mito fazem ouvir, em cada breve narrativa, a sua estranha e obsessiva voz. 

Revelando-se o seu álbum "mais elétrico" até à data, Norberto emprega agora pedais de efeitos e filtros em tempo real para com a sua técnica prodigiosa dar forma às suas ideias musicais, o que confere uma inspirada dimensão prismática à obra produzida, moldando noções de tempo, timbre e frases de maneira brilhante, simultaneamente clássica e póstera. 

Norberto continua a impulsionar a inovação no seu trabalho com uma subtileza tal que o parece revestir de uma espécie de liberdade fantástica.

Sem comentários:

/>