Passados dois anos desde que o Alentejo e Portugal se ergueram de orgulho por o Cante ser considerado pela UNESCO Património Mundial e Imaterial da Humanidade, será editado o álbum de um dos mais tradicionais e antigos ranchos de cante alentejano: o Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento.
Criado há 30 anos, o Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, é herdeiro de uma longa tradição da arte de bem cantar as belas modas do cancioneiro alentejano. Orgulhosos por seguirem dois princípios orientadores, que apesar de opostos se complementam: o da tradição e o da inovação.
António Zambujo teve a ideia de gravar um disco "com estes homens", cujas idades vão dos 19 aos 91 anos, e chamou Ricardo Cruz para produzir este trabalho. Aliás, António Zambujo tem convidado este Rancho, para concertos seus, reconhecendo suas raízes.
Daí cantar aqui “Trago O Alentejo na Voz”. De um processo também natural vêm os outros convidados, todos eles amigos e visitantes fiéis da (agora) Vila Nova de São Bento: Jorge Benvinda, Miguel Araújo, Luísa Sobral e Pedro Mestre.
Editado a 25 de novembro, o disco do Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento é o documento vivo de uma tradição que se canta à volta de uma garrafa de vinho e celebra, com um arrepio na pele, as modas da nossa terra que, a partir de agora, já serão modas do Mundo e da Humanidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário