07/04/2017

RICARDO RIBEIRO NOMEADO MELHOR ARTISTA DO ANO PELA REVISTA BRITANICA SONGLINES


Ricardo Ribeiro está nomeado pela segunda vez para o Prémio Melhor Artista do Ano da revista Songlines, pelo seu álbum "Hoje é assim, amanhã não sei".

Ao lado do fadista estão a cantora e compositora Saraui Aziza Brahim, com o álbum “Abbar el Hamada”; o violinista húngaro Félix Lajkó, com o CD “Most Jöttem”, e o senegalês Baaba Maal, pelo álbum “The Traveller”.
A edição de Maio, lançada hoje, conta com uma entrevista de fundo do fadista que desde muito cedo chamou a atenção de todos quanto o ouviam.

Em 2008 a revista britânica intitula-o como “The Rising Star of Fado”. Dois anos depois, com a edição de “Porta do Coração” (o segundo registo do artista que havia editado em 2004 o disco de estreia homónimo) é aclamado pela crítica e pelos seus pares como uma das maiores vozes do seu tempo. 

Em Outubro de 2013 edita “Largo da Memória” : “..um disco fundamental. Ficará na História”, escreve Miguel Esteves Cardoso no jornal Público. “A voz de Ricardo não se esquece. Ouvida uma vez, recordada sempre” escreve Alexandra Carita no Expresso. 

Os elogios repetem-se na imprensa dentro e fora de portas. A mesma Songlines que em 2008 antevia um percurso brilhante para Ricardo Ribeiro nomeou-o na categoria de “Melhor Artista” na edição de 2015 com o seu disco “Largo da Memória” (Álbum vencedor de Top of the World Album).

Em 2016, mais precisamente a 1 de Abril, edita o seu álbum “Hoje é assim, amanhã não sei”. As reacções da crítica não podiam ser mais entusiastas – recebe a cotação máxima (5 estrelas) no jornal Expresso, 4 estrelas no Ipsílon, na revista Blitz, na revista Time Out e na Songlines, a qual nomeou ainda Ricardo Ribeiro como a melhor voz masculina do Fado da sua geração.

A agenda internacional do artista não pára, apresentando-se este ano em nome próprio pela primeira vez em Londres no Kings Place Theatre entre outras cidades importantes, confira as datas em abaixo.

16 de Abril - Festival Caminhos do Ferro, Tomar

17 de Maio - Participação concerto de Ivan Lins , Casa da Música (Porto)

18 de Maio - Participação concerto de Ivan Lins , CCB (Lisboa)

20 de Maio - Teatro-Cine de Torres Vedras

22 de Maio - Le Mans, França

1 de Junho - Kings Place Theatre, Londres, Reino Unido

6 de Junho - Moscovo, Rússia

7 de Junho - São Petersburgo, Rússia

30 de Junho - C.C.C. Caldas da Rainha

5 de Julho - Førde Festival , Noruega

6 de Julho - Førde Festival , Noruega

14 de Julho - Theater am Spittelberg, Viena de Aústria

26 de Outubro -  “Carta Branca” CCB, Lisboa

Sem comentários:

/>