17/04/2017

VÍDEOCLIP | "Amor Tem Si" - Filipe Pinto


Natural do Porto, Filipe Pinto assume uma forte ligação pela música e pela natureza. Longe vão já os tempos em que cativou o país num programa televisivo de talentos, e ao segundo disco, depois do auspicioso “Cerne”, continua a surpreender-nos com o seu talento e a estar na vanguarda da nova geração que faz da língua portuguesa um dos seus principais motores de renovação.

“Amor Tem Si” é o seu mais recente single, o terceiro retirado de “E Tudo Gira”, o álbum de originais editado em 2016 pela Sony Music que o confirmou como um dos grandes talentos da música nacional.

É uma simples canção de amor, uma dedicatória para alguém especial que nos preenche o coração”, refere o cantor. Nela, o protagonista percorre os receios que implicam dar o primeiro passo numa relação, “uma espécie de expectativa saborosa”. Com letra e música de Filipe Pinto, esta foi a última canção a ser composta para o disco. 

A ideia começou pelo Ukulele e ainda a primeira estrofe não estava terminada, o assobio impôs-se. Quis dar-lhe uma roupagem folk, uma quase “banda andante”, sem grandes artifícios de produção que espelhasse a simplicidade da canção.”

O videoclip de “Amor Tem Si”, que aqui apresentamos, foi realizado por João Nuno Brochado em Ílhavo e concretiza um desejo antigo do cantor, o de produzir um vídeo one shot, num único take.

Algumas das canções de outros artistas de que mais gosto estão associadas, no meu imaginário, a vídeos filmados desta forma: há uma espectacularidade no risco de o fazer assim que me agradava”, explica Filipe Pinto.

Na troca de ideias com o realizador, acabámos por ir parar a este desafio de forma quase inconsciente - ilustrar a canção com mini-histórias que expressem o quotidiano numa relação. As tonalidades vivas das casas típicas da Costa Nova serviram como base desta tela em movimento, permitindo uma sensação quente e alegre. Foi um processo muito vivo, com a participação de muita gente a quem devo um grande obrigado”.

A par das apresentações ao vivo de “E Tudo Gira” - o próximo espectáculo é no dia 25 de Abril na Semana Académica da UTAD em Vila Real - Filipe Pinto continua a desenvolver o projecto “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, combinando a sua formação académica em Engenharia Florestal e a música. 

Trata-se de um projecto infantil e pedagógico que integra um livro, um jogo, um CD e um DVD e que continua a percorrer, com inúmeras acções de divulgação, as escolas do país incutindo, na população escolar, a consciencialização ambiental de forma didáctica e divertida.

Sem comentários:

/>