07/05/2017

TIAGO MACHADO | Discurso Direto


Tiago Machado, é um jovem pianista e compositor que efectuou e concluiu os seus estudos de piano no Conservatório de Música Nacional com a professora Carla Seixas. Em simultâneo aos estudos clássicos, sempre demonstrou uma grande paixão pelo jazz, que foi aperfeiçoando como autodidata, estudando solos de pianistas como Keith Jarret, Herbie Hancock ou Michell Petrucciani a quem dedica um tema. Em paralelo ao estudo do piano, Tiago Machado tem efetuado inúmeras composições para artistas consagrados, de onde se destaca o tema "Ó gente da minha terra", interpretado por Mariza, que lhe valeu um Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim. Agora, o músico parte numa nova aventura, o seu primeiro projeto a solo, intitulado "Soundlapse".
Portugal Rebelde - Que “viagem” é esta que podemos descobrir no álbum “Soundlapse” ?

Tiago Machado - Para mim este Soundlapse é uma viagem por mim mesmo, onde demonstro as minhas variadas influências musicais, diferentes estados de espírito, viagens pelo mundo e muitas emoções. Estas emoções são generalistas, logo convido o ouvinte a integrar-se nestas histórias musicais com o papel de protagonista principal.

PR - Depois de inúmeras composições para artistas consagrados, a edição deste “Soundlapse” é um sonho concretizado?

TM - Sem dúvida. Era algo que eu já queria fazer há algum tempo, mas só agora é que me sinto preparado a nível musical e emocional para tomar as rédeas deste projeto.

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este “Soundlapse”?

TM - Caracterizaria como “Vida através da música”.

PR - Mariza é a convidada especial neste Soundlapse, interpretando um poema de Florbela Espanca intitulado "Meu Portugal". Quer falar-nos um pouco deste (re)encontro)?

TM - Eu e a Mariza temos um historial de amizade e de sucessos musicais, logo achei que com a sonoridade cinematográfica que o disco tem, a única voz que faria sentido a cantar “Meu Portugal querido, minha terra…” seria a dela.

PR - Para terminar, a que se fica a dever a escolha de "Soundlapse" para título deste disco?

TM - O meu disco está cheio de histórias e flashbacks, então fiz comparação à técnica de imagem time-lapse, onde há uma concentração de várias imagens num só momento, no meu associado à música.


Sem comentários:

/>