30/06/2017

COUPLE COFFEE | Discurso Direto


"Fausto Food", é este o título do mais recente disco (acabado de chegar às lojas!) dos Couple Coffee, dupla formada por Luanda Cozetti e Norton Daiello.  Depois de terem abordado com inteligência a obra de Zeca Afonso, os Couple Coffee enfrentaram um novo desafio, (o)usar e fazer uma releitura de 10 canções de Fausto Boedalo Dias. Hoje em "Discurso Direto"  são meus convidados Luanda Cozetti e Norton Daiello, com café duplo, claro!

Portugal Rebelde - Como é que surgiu a ideia para esta nova abordagem à obra de Fausto Bordalo Dias?

Luanda Cozetti - Todo artista coleciona vontades e projectos, aquele "um dia hei de". Querer para poder! Veja: Estava nos camarins do festival de Mora, quase na hora de entrar em cena, conversando com meu querido Edgar Canelas, e ele puxou o assunto do próximo disco. Queria saber se era de originais, se de releituras. Respondi de pronto que, se tivesse coragem, o próximo álbum seria baseado na obra do Fausto. Toda vontade para começar a virar realidade, às vezes só precisa de um incentivo exterior. E, neste caso, foi a boa receptividade do Edgar ao meu rompante. Enquanto terminava de me maquiar, vestir, etc, pra virar cantora, fui realizando aquele sonho na cabeça. Na entrada do palco, Norton já subindo a escada para o concerto, cheguei perto e disse: "- Nosso próximo disco é Fausto!" Ao que ele respondeu sem titubear, daquele jeito terno e sincero que ele tem: "- Sim!" E lá fomos nós para o nosso ofício, já convictos da próxima caminhada. Confesso que esta decisão foi libertadora!

Norton Daiello - Primeiro concordei e depois fui perceber melhor aonde fui parar.

PR - (O)usar e mexer no que já é perfeito foi um “choque”?

Luanda Cozetti  - Um choque de adrenalina! Tua pergunta definiu bem o assunto: (o)usar e mexer. Reler uma obra como a do Fausto exercita a mente de um músico, de um intérprete. Temos que enxergar um ponto além sem perder a essência do que foi dito.

Norton Daiello -Durante o processo o que mais ouvi das pessoas foi "vocês são mesmo muito corajosos..." Não sabia bem se era pela fama de rigoroso do Fausto com sua obra ou se era pela complexidade e ousadia de mexer no que é esteticamente perfeito. Mostrar outra visão e outras possibilidades musicais respeitando a essência de cada música é o que nos move na hora de pensar nos arranjos e na maneira de cantar, esta honestidade aparece sempre no resultado final.

PR - Como é que chegaram à escolha das 10 canções de Fausto, que compõem este “Fausto Food”?

Luanda Cozetti  - Começou pelas letras. Não escolho canções, escolho letras. Definido o discurso e conceito do disco, a história e o personagem, daí partimos para a escolha da sonoridade. Mas é uma árdua tarefa ter que selecionar entre maravilhas.

Norton Daiello - Este departamento sempre foi da Luanda, a mim resta-me lamentar as que ficaram de fora.

PR - Para este banquete musical, foram muitos os convidados que marcaram presença. Alexandre Frazão, Flak, José Peixoto, Viviane, Luiz Caracol e Uxía são alguns desses nomes. Querem falar-nos um pouco destas participações?

Luanda Cozetti - Para começar, todos são nossos amigos! Pessoas que a Música nos trouxe e a vida teve a delicadeza de fazer continuar o convívio e a proximidade. Estão no disco porque, com suas qualidades e singularidades, eram os convidados certos para abrilhantar (sempre quis usar esta palavra!) a narrativa e o som que queríamos. E, claro, gostam de café!!!

Norton Daiello - Além destes que você citou tivemos a alegria de ter também o Pedro Jóia, o Renato Jr, o Rúben da Luz, o Tó Viegas, a Sónia Little B, o José Conde, o André Conde, o João Gentil e o Carlos Blanco conosco. Estar com amigos talentosos e generosos nunca é trabalho, é diversão!

PR - O título deste disco, “Fausto Food”, é por contraposição a Fast Food, sinónimo de comida pouco saudável?

Luanda Cozetti  - Pensando rápido, é! Para pensar comprido, como dizia minha mãe, proponho que se reavalie o que é "fast food", que acabou virando sinônimo de "junk food". Porque é assim que a máquina de desvirtuar conceitos originalmente benéficos funciona... Música é alimento. Mas também é guloseima!

Norton Daiello -Neste caso é música muito muito saudável para degustar bem devagarinho e várias vezes de preferência bem alto. Além disso adoramos um trocadilho, nosso nome já é um.

PR - Numa frase como caracterizariam este disco?

Luanda Cozetti - Neste momento grato e contente, a frase que caracteriza o disco é o título: Fausto Food.

Norton Daielo - Fausto Food com café.

PR - Para terminar, depois de Zeca Afonso e Fausto Bordalo Dias, há mais algum nome apontado no “caderninho”?

Luanda Cozetti  - Há muitos nomes no meu caderninho. E falo de artistas da música portuguesa. Alguns marcaram minha formação e outros fui conhecendo melhor ao longo dos anos por aqui. Quem será? O tempo nos dirá. Assim, também eu fico curiosa quanto à nossa próxima aventura

Norton Daiello - Antes de pensarmos nisto há mais um álbum de originais nossos mas o caderninho já possui vontades futuras. O menu da música portuguesa de qualidade tem muitas páginas, por enquanto um álbum do Zeca e um do Fausto está bom demais pra começar.


Sem comentários:

/>