30/07/2017

FESTIVAL CAIXA ALFAMA'17


A edição 2017 do Festival Caixa Alfama já tem data marcada, dias 15 e 16 de Setembro. As melhores vozes do Fado da atualidade juntam-se em Alfama para celebrar a música da alma portuguesa. 

Com dez palcos e mais de quarenta fadistas, o cartaz deste ano fica completo com o Palco Santa Casa no CC Dr. Magalhães Lima. Neste palco há tradição e inovação, diferentes Fados dentro de um mesmo Fado. Alexandra, Hélder Moutinho, Pedro Moutinho, Rodrigo Costa Félix e a aposta Bárbara Santos são os nomes que vão encantar o público no Palco Santa Casa.

Na primeira noite, dia 15 de setembro, os Fados ficam a cargo de dois irmãos que são também duas das melhores vozes do presente do Fado: Hélder Moutinho e Pedro Moutinho.

Hoje o público está habituado a ver Hélder Moutinho a pisar os grandes palcos, mas houve um tempo em que só cantava para amigos. Quando finalmente decidiu enfrentar o público de uma casa de Fados, teve uma reação elogiosa que não esqueceu até hoje: “Afinal o menino também canta…”. As palavras são de Beatriz da Conceição. Canta, e canta ao nível dos clássicos, como prova o último disco: “Manual do Coração”, com letras de João Monge, que integrou várias listas dos melhores discos do ano de 2016. O concerto no Caixa Alfama deste ano vai, obrigatoriamente, passar por aí.

Depois de Hélder Moutinho, também Pedro Moutinho leva até ao Palco Santa Casa esses genes abençoados pelo Fado. Canta desde os 11 anos, mas foi em 2003 que editou “Primeiro Fado”. A partir daí, cada novo lançamento levou-o mais alto e mais longe que o anterior. “Fado em Nós”, editado em 2016, é o último disco do Pedro Moutinho. 

Gravado no coração das memórias fadistas – o Museu do Fado – e fora dos estúdios, tem esse sabor especial do Fado ao vivo. O que só pode querer dizer que alguns dos seus temas vão soar perfeitos no Caixa Alfama.

+ Info:

www.facebook.com/caixaalfama

Sem comentários:

/>