29/10/2017

LOQ | Discurso Direto

"Capitão de Jangada", é o nome do disco de estreia dos LOQ, que acaba de chegar ás lojas. O "Capitão de Jangada" sai à procura do paraíso. Cruza-se com reis de outros tempos, com fábulas e contos de outras gentes. Tem encontros inesperados, aventuras e desagrados, descobre medos desconhecidos e caminhos escondidos que só o amor sabe percorrer. Hoje em "Discurso Direto" recebemos os LOQ. 

Portugal Rebelde - Antes de mais, quem são os LOQ e o que significa esta sigla?

LOQ - Lunar Orquestra Quântica. O nome surgiu entre inúmeras possibilidades, a título provisório, dando origem à sigla LOQ. Acabou por se tornar definitivo. É um projecto musical da Daniela Varela e de Jorge Manuel Marques que compõem juntos desde a época em que trabalharam juntos nos Flor-de-Lis. Ao longo dos anos, a química musical e as canções resultantes justificaram um envolvimento mais sério donde resulta LOQ.

PR - Quais são as influências musicais dos LOQ?

LOQ - As influências musicais são muito variadas, tal como os géneros musicais que ouvimos e apreciamos. Vão desde os blues à música mediterrânica, passando pela América latina viajando até África, sempre com um pé na portugalidade que caracteriza o imaginário LOQ.

PR - “Swing La La” foi a canção escolhida para single de avanço deste “Capitão de Jangada”. Este é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste disco?

LOQ - Não consideramos o tema que melhor caracteriza, mas achamos que a sua simplicidade seria uma boa introdução à viagem que o nosso Capitão propõe.

PR - De que é que nos falam as canções este “Capitão de Jangada”?

LOQ - O Capitão de Jangada é um curioso explorador da vida que sai em busca do paraíso. Conta-nos as suas aventuras através de fábulas e contos de outras gentes, numa perspectiva pouco comum de quem abre novos horizontes.

PR - Depois da edição, há intenções de levar as canções deste “Capitão de Jangada” para o palco?

LOQ - Sem dúvida. Convidámos músicos excelentes para trabalhar connosco na gravação do álbum e queremos levar essa energia ao vivo até às pessoas. No próximo dia 01 de Novembro apresentamos as canções deste disco no Xafarix, em Lisboa.


Sem comentários:

/>