06/11/2017

GUIMARÃES JAZZ | Centro Cultural Vila Flor


A partir desta quarta-feira, todos os amantes da música jazz rumam à cidade berço para assistir a mais uma edição do Guimarães Jazz que, este ano, será marcada pela celebração dos 100 anos decorridos desde a gravação do primeiro registo discográfico de jazz. 

Ao assinalar esta efeméride, o festival pretende questionar e problematizar a noção de património, tanto a um nível narrativo como musical, sugerindo assim uma nova organização da história. Eclético, aberto e transversal, em 2017, o Guimarães Jazz pretende afirmar-se como polo difusor de uma reflexão alargada sobre o futuro do jazz e, em sentido mais lato, das práticas musicais e artísticas do século XXI.

A 26ª edição do Guimarães Jazz tem início esta quarta-feira, às 21.30h, com um concerto do guitarrista norte-americano Nels Cline, que interpretará o seu mais recente álbum “Lovers”, acompanhado pela Orquestra de Guimarães. Neste trabalho, Nels Cline debruça-se sobre um heterodoxo repertório, propondo ao ouvinte uma visão panorâmica sobre a sua cosmologia musical, ao mesmo tempo que sugere uma invulgar narrativa da história da música do século XX. 

Originalmente composto para uma formação alargada de vinte e três músicos, no Guimarães Jazz, porém, “Lovers” será interpretado por um quinteto, que incluirá o guitarrista português Eurico Costa, acompanhado pela Orquestra de Guimarães, com direção musical de Michael Leonhart.

Sem comentários:

/>