20/01/2018

SAMUEL ÚRIA COM CAMANÉ & TIAGO BETTENCOURT EM SINTRA


Samuel Úria iniciou o ano em palco num concerto realizado no Terreiro do Paço, em Lisboa, mas a verdadeira abertura da sua temporada de apresentações ao vivo terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no próximo dia 9 de Fevereiro, altura em que vestirá o seu melhor fato para receber Camané e Tiago Bettencourt.

Será uma “noite de gala”, esta em que terá a oportunidade pela primeira vez de partilhar o palco com, como referia na sua página de facebook, “uma lenda-viva”, uma figura (ou deveríamos dizer, um figurão) por quem Samuel nutre uma enorme admiração e respeito, Camané. A passadeira vermelha estará estendida e os que se deslocarem a Sintra viverão um momento inédito em que a emoção seguramente imperará. Os temas que partilharão não serão aqui revelados mas escutar palavras com a dimensão das que Samuel escreve na voz de um mestre da interpretação como Camané, será inolvidável não só para o público mas também para os próprios.

Já Tiago Bettencourt, ou “o mais iluminado dos devaneadores” como Samuel graciosamente o intitula, retoma uma parceria que terá começado no início da década. Reza a história que à época, os nomes de combate seriam “Juca Pavico” e “Enrique Mita” e que se gladiariam por uma tal de “Maria Clementina” mas tal nunca foi confirmado pelos próprios… mas é um facto que de lá até agora já tiveram oportunidade de se cruzar um par de vez em palco e de desenvolver uma amizade mútua fixada, por exemplo, neste momento musical.

Se a noite não fosse já justificadora de celebração, junta-se ainda à presença de tão ilustres convidados o núcleo coral que com frequência se apresenta com Samuel Úria e que teve em Sintra, no mesmo centro cultural, mas no auditório 2, a sua estreia em palco com o cantautor há 5 anos.

A unir todas estas personalidades, um dos repertórios mais entusiasmantes da música portuguesa, um conjunto de canções de inegável riqueza musical amparado por textos que ocupam lugar único no futuro cancioneiro da música popular – “Carga de Ombro”, “Tapete”, “Lenço Enxuto”, “Teimoso”, “Império”… alguns dos temas que Samuel Úria levará ao Olga Cadaval.

No dia seguinte, a 10 de Fevereiro, a paragem será em Castelo Branco, no Cine-Teatro Avenida.

Sem comentários:

/>