20/02/2018

MONDAY | Discurso Direto


Conhecemos Cat Falcão como metade do duo folk Golden Slumbers, mas a sua mais recente persona Monday começa agora a dar também nas vistas. Alternando entre o ficcional e o autobiográfico, o novo projecto corresponde à sua carreira a solo e ao período da sua vida passado em Londres, onde escreveu as novas canções. "One" é o título escolhido para a sua primeira aventura a solo, que acaba de chegar às lojas. Cat Falcão é hoje minha convidada em "Discurso Direto".

Portugal Rebelde - Antes de mais, quando é que sentiste a necessidade de fazer algo fora das Golden Slumbers?

Monday - Não é propriamente uma necessidade. Tanto eu como a Margarida sempre escrevemos canções paralelas a Golden Slumbers e isso é normal para qualquer pessoa que faça música. É difícil não escreveres pelo menos um tema fora da banda/projecto em que estás, nem que seja só para explorar sonoridades. A ideia de fazer Monday é que surgiu mais tarde, quando, num concerto de Golden Slumbers, a Margarida ficou doente e tive que tocar sozinha. Aproveitei na altura para tocar 3 temas meus e senti que funcionaram. A partir daí criei a “parceria” com o António Vasconcelos e começámos a trabalhar.

PR - As canções deste “One” poderiam fazer parte de um disco das Golden Slumbers”?

Monday - Acho que não, têm um cunho demasiado pessoal para ter outra pessoa, que não eu, a interpretá-los. Mesmo que essa pessoa seja a minha irmã. Golden Slumbers é o projecto das duas, e criamos as duas juntas e é isso que funciona. Em Monday sou eu a contar histórias e gosto de o fazer assim. Fora isso, em termos sonoros são dois projectos bastante distantes.

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste “One

Monday - É difícil, mas escolho a "One", que dá nome ao disco.

PR - No dia 7 de Março apresentas as canções deste disco no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira. O que é que o público pode esperar deste concerto?

Monday - Um concerto bom, espero eu! Temos muita música nova e estamos todos com muita vontade de tocar.

PR - Numa frase como caracterizarias este “One”?

Monday - Sad songs with happy guitars

PR - Para terminar, a que se fica a dever a escolha de Monday para nome deste projeto?

Monday - Gosto de segundas-feiras!




Sem comentários:

/>