19/05/2018

LAPANTIM | Novos Sons


Lapantim é o nome de um projeto musical brigantino, constituído por Cristiano Ramos, Tãnia Pires e Rúben Santos, que se dedica a recolher músicas tradicionais nas aldeias da região de Bragança, com o intuito de lhes dar uma nova roupagem. A aventura musical deste grupo começou nas aldeias de Parada e Gimonde do concelho de Bragança.

«Chamam-me Lapantim, talvez por ter sido sempre uma criança irrequieta, a quem, amiúde, perguntavam “tu não paras, rapaz?”. Naquele tempo, como agora, a resposta comum é “não consigo estar quieto e até tenho uma nova ideia, quereis ouvi-la?”.

Fazendo jus ao epíteto, consegui juntar à volta da lareira uma considerável e considerada audiência. Presumo que mais vencidos pelo cansaço do que genuinamente interessados, aceitaram a ser ouvintes e cobaias desta tal ideia ou, como eles diziam inicialmente, “deste novo devaneio do Lapantim”.

A desconfiança inicial desvaneceu-se quando proferi a mágica frase “estive a rever o trabalho do Michel Giacometti em Parada e Gimonde…”. Nesse momento, houve olhos arregalados, ouvidos bem abertos e aquele franzir de testa que demonstra um misto de interesse e inquietude.

Embora confiante com a reação, avancei cautelosamente. Comecei por explicar que o projeto tem inspiração na obra de Giacometti mas que era mais do que uma mera mimetização. Que pretendia valorizar, através da música, a memória e a grandeza biográfica e estética das comunidades rurais de Parada e Gimonde."

Sem comentários:

/>