20/07/2018

MARTA DIAS & CARLOS XAVIER BARRETO | Discurso Direto


Raivas, dores, doçuras e contradições numa voz que junta ao fado, e ao jazz, a garra do timbre mestiço para afirmar o ser mulher. Marta Dias e Carlos Barreto Xavier criaram doze canções em Português feitas para cantar com ternura, atrevimento e ousadia. Ah, "Bandida". Hoje em "Discurso Direto" são meus convidados Marta Dias e Carlos Xavier Barreto.

Portugal Rebelde - “Raivas, dores, doçuras e contradições numa voz que junta ao fado, e ao jazz, a garra do timbre mestiço para afirmar o ser mulher.” É tudo isto que podemos encontrar no álbum “Bandida”?

Marta Dias - Sim.

Carlos Xavier Barreto -  ... e uma apropriação dos temas e interpretação excecional por parte da Marta!

PR - As doze canções deste disco são fruto da parceria entre a Marta Dias e o Carlos Barreto Xavier. Qual foi o “mote” para o inicio deste projeto?

Marta Dias -  Para assinalar os meus 20 anos de carreira, a minha editora e eu tivemos a ideia de lançar uma compilação digital, um Best Of, para o qual o Carlos e eu compusemos um original, chamado “Esse Meu Amor”. Nessa altura, compusemos mais algumas canções, fomos compondo e ao fim de termos um número razoável, decidimos avançar para um disco de originais.

Carlos Xavier Barreto - Uma enorme cumplicidade criativa e abertura à composição, livre das amarras dos ‘standards’ do mercado.

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste disco?

Marta Dias - A “Canção da Bandida”, que dá o nome ao disco. Porque “bandida” (e outros “mimos”) é o nome que a sociedade ainda dá à mulher que faz o que quer. Depois, porque a ideia foi fazer um disco com várias perspectivas de mulher sobre o amor, essa eterna bandidagem.

PR - Numa frase como caracterizariam o álbum "Bandida"?

Marta Dias - Canções que escolheram o amor como o eterno tema a cantar, por bandidas e não só.

Carlos Xavier Barreto - Uma partilha com o público dos nossos mundos artísticos e emocionais.

PR - Para terminar, há intenções de levar este projeto a todas as salas do país?

Marta Dias - Intenções há e concretizações haverá em breve também!


Sem comentários:

/>