03/08/2018

SIRAIVA | Discurso Direto


O Verão chegou em força e Siraiva acaba de lançar "Rumo ao Azul", um disco com 13 temas de pop dançável, cheios de cor, frescura, boa onda e conta com diversas parcerias. O álbum têm o apoio da Fundação GDA. "Rumo Azul" é o disco deste Verão, ideal para ouvir na ida para a praia mas também na pista de dança, nas noites quentes que já se fazem sentir. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Pedro Saraiva.

Portugal Rebelde -  “Pop dançável, cheio de cor, frescura e boa onda.” Podíamos definir desta forma o álbum” Rumo ao Azul”?

Siraiva - Sim, é como o Rumo ao Verão, ou um Rumo para um Planeta cheio de Nu Disco e Ficção científica! 

PR - Os primeiros passos de Rumo ao Azul começaram em 2014, com o single “Brinca na Barriga” (com Pacman), a que se seguiu “Dá-me um toque” (com Rui Pregal da Cunha), que aqui surgem como faixas-bónus. A que se ficou a dever este longo caminho até “Rumo ao Azul”?

Siraiva - Foi um Álbum feito há moda Antiga, porque não estava preocupado com o tempo, mas ao mesmo tempo, a explorar todos os recursos de Hardware que tenho! Ao contrario do Álbum em Inglês que foi feito em 2 meses, o que eu chamo de versão atual de como gravar Álbuns, este em Português foi, um voltar aos anos 90s, e trazer essa experiência que já a conheço bem, mas também tive alguns trabalhos pelo meio como por explo o Festival da Canção, que atrasou o processo do disco!



PR - Além dos já referidos Pacman, Rui Pregal da Cunha e Hugo Piteira (Presto, dos Mind da Gap), este “Rumo ao Azul” reúne colaborações com Ben Monteiro/Alex Teixeira (D’Alva),Vítor Silva, Pedro Pode, 1016, Melo D, DJ Slimcutz, João Luís Barreto Guimarães, Big Papo Reto, Inês Kilpatrick, Bruno Azevedo, Valter Lobo, João Pedro Coimbra, Clavezinhas de Sol,Chamorra e Gabriela Marramaque. A música para ti tem sentido enquanto momento de partilha?

Siraiva - Sim, eu tenho um som muito especifico que são um conjunto de influencias, uma mix dos anos 70s até hoje, quando partilhado por outro Musico, se torna outra coisa, é quase como nos anos 90s quando foi convidado para gravar na BMG, me pediram para gravar em Português, pois tinha 0 Álbum 0670 tudo em Inglês, a diferença foi que se tornou o som dos D.R.Sax muito mais original, porque avia pouca coisa em Portugal a soar assim, mas avia muita no Mundo a soar com o nosso som em Inglês!

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste disco?

Siraiva - O álbum funciona como um todo, Rumo a um experiência onde todas as participações fizessem sentido num álbum!

PR - Rumo Azul” é um disco deste Verão, ideal para ouvir na ida para a praia mas também na pista de dança. A tua música nunca esquece essa vertente?

Siraiva - A minha energia musical não faz sentido sem um pezinho de dança, apesar de não ter muita paciência para estar na praia, aguento sempre mais um bocado quando estou a ouvir música!



Sem comentários:

/>